UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45463 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 48 "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS" "resumo" => "A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, SÉRGIO CAPPARELLI, FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID48_08072018122334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE DA SILVA MESSIAS SANTOS " "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "jumessiass12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45463 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 48 "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS" "resumo" => "A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, SÉRGIO CAPPARELLI, FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID48_08072018122334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE DA SILVA MESSIAS SANTOS " "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "jumessiass12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }