A formação de leitores deve ser um dos principais papéis assumidos pelo docente no âmbito escolar, especialmente pelo professor de Língua e Literatura. Diante disso, surge-nos a percepção da necessidade de formar leitores no contexto de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), haja vista que, muitas vezes, nesta modalidade de ensino, a preocupação é apenas com assuntos conteudistas e resolução de questões dos Exames de anos anteriores. Considerando que a competência para interpretação textual é de grande relevância para um bom desempenho na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, é de suma importância exercitar a leitura e a interpretação de textos em sala de aula, durante a preparação para o ENEM. Contudo, este é um trabalho a longo prazo e que, consequentemente, resulta (ou deveria resultar) na formação de leitores. Diante dessas considerações, pretendemos, neste trabalho, relatar e discutir a experiência vivenciada em uma turma do Cursinho Preparatório para o ENEM, da Universidade Estadual da Paraíba (PROENEM/UEPB), a partir da leitura do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, em que propomos uma abordagem a partir da Sequência Básica, sugerida por Cosson (2006), a fim de contribuir para a formação de leitores no contexto supracitado. Também recorremos aos estudos teóricos de Todorov (2009) e de Abreu (2006), para discutir acerca do ensino de literatura.