MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45391 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”" "resumo" => """ MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”\r\n \r\n Mara Lúcia Santos Fonsêca\r\n Fabíola Cordeiro de Vasconcelos\r\n \r\n Unidade Acadêmica de Educação Infantil – UAEI/UFCG\r\n Unidade Acadêmica de Educação – UAEd/UFCG\r\n \r\n Resumo:\r\n A Educação Infantil (EI) é fase propícia para se fomentar na criança a sua formação leitora, o que, por meio do lúdico e do artístico, pode ocorrer por intermédio do acesso a obras da literatura infantil e da intervenção de um mediador cultural mais experiente. Em virtude disso, há a necessidade das instituições de Educação Infantil desenvolverem práticas pedagógicas voltadas a essa finalidade, visto que o envolvimento da criança com a literatura, além de contribuir para a apropriação de um bem cultural relevante (o livro de literatura), favorecerá a apropriação, pelas crianças, de uma prática social significativa dentro de uma sociedade letrada (a leitura literária), contribuindo, além disso, para o seu pleno desenvolvimento em múltiplos aspectos. Nesse sentido, destacamos, dentre as obras literárias dirigidas as crianças, as narrativas por imagens ou visuais, isto é, aquelas que dispensam as palavras e cujas imagens postas em relação constituem um todo significativo que permite diversas possibilidades de interpretação, exigindo do leitor capacidades para atribuir sentidos ao texto visual e para estabelecer relações lógicas entre as imagens, refletindo competentemente sobre os seus implícitos. Para isso, será indispensável a participação, na leitura de obras dessa natureza junto às crianças da Educação Infantil, de um mediador de leitura mais experiente, capaz de auxiliá-las nesse processo de atribuição de sentidos aos textos imagéticos e literários, fomentando, com sua intervenção, a aquisição de estratégias leitoras e de capacidades para uma leitura competente da visualidade. Nessa ótica, com base nos estudos de Mello (2016); Burlamaque, Martins e Araújo (2011); Paiva e Ramos (2016); Ramos (2011); Souza, Neto e Girotto (2016), entre outros, o trabalho proposto terá o intento de, a partir de uma análise da narrativa visual “As aventuras de Bambolina: uma história sem palavras”, de Michele Iacocca, apresentar uma proposta de leitura dessa obra para uma turma de pré-escola, sugerindo intervenções que, ao explorarem a riqueza visual da narrativa, seus ditos e não-ditos, possibilitem fomentar a formação da competência leitora das crianças desde o início da escolaridade.\r\n \r\n Palavras-chave: narrativa visual, leitura, Educação Infantil """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "NARRATIVA VISUAL, LEITURA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID637_06082018233258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LÚCIA SANTOS FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "MARA LÚCIA SANTOS FONSÊCA" "autor_email" => "maravvsf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45391 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”" "resumo" => """ MEDIAR A LEITURA DE NARRATIVAS POR IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM “AS AVENTURAS DE BAMBOLINA”\r\n \r\n Mara Lúcia Santos Fonsêca\r\n Fabíola Cordeiro de Vasconcelos\r\n \r\n Unidade Acadêmica de Educação Infantil – UAEI/UFCG\r\n Unidade Acadêmica de Educação – UAEd/UFCG\r\n \r\n Resumo:\r\n A Educação Infantil (EI) é fase propícia para se fomentar na criança a sua formação leitora, o que, por meio do lúdico e do artístico, pode ocorrer por intermédio do acesso a obras da literatura infantil e da intervenção de um mediador cultural mais experiente. Em virtude disso, há a necessidade das instituições de Educação Infantil desenvolverem práticas pedagógicas voltadas a essa finalidade, visto que o envolvimento da criança com a literatura, além de contribuir para a apropriação de um bem cultural relevante (o livro de literatura), favorecerá a apropriação, pelas crianças, de uma prática social significativa dentro de uma sociedade letrada (a leitura literária), contribuindo, além disso, para o seu pleno desenvolvimento em múltiplos aspectos. Nesse sentido, destacamos, dentre as obras literárias dirigidas as crianças, as narrativas por imagens ou visuais, isto é, aquelas que dispensam as palavras e cujas imagens postas em relação constituem um todo significativo que permite diversas possibilidades de interpretação, exigindo do leitor capacidades para atribuir sentidos ao texto visual e para estabelecer relações lógicas entre as imagens, refletindo competentemente sobre os seus implícitos. Para isso, será indispensável a participação, na leitura de obras dessa natureza junto às crianças da Educação Infantil, de um mediador de leitura mais experiente, capaz de auxiliá-las nesse processo de atribuição de sentidos aos textos imagéticos e literários, fomentando, com sua intervenção, a aquisição de estratégias leitoras e de capacidades para uma leitura competente da visualidade. Nessa ótica, com base nos estudos de Mello (2016); Burlamaque, Martins e Araújo (2011); Paiva e Ramos (2016); Ramos (2011); Souza, Neto e Girotto (2016), entre outros, o trabalho proposto terá o intento de, a partir de uma análise da narrativa visual “As aventuras de Bambolina: uma história sem palavras”, de Michele Iacocca, apresentar uma proposta de leitura dessa obra para uma turma de pré-escola, sugerindo intervenções que, ao explorarem a riqueza visual da narrativa, seus ditos e não-ditos, possibilitem fomentar a formação da competência leitora das crianças desde o início da escolaridade.\r\n \r\n Palavras-chave: narrativa visual, leitura, Educação Infantil """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "NARRATIVA VISUAL, LEITURA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID637_06082018233258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LÚCIA SANTOS FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "MARA LÚCIA SANTOS FONSÊCA" "autor_email" => "maravvsf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }