EM GNOMÓPOLIS TEM BAILARINAS: A POESIA DE GLÁUCIA DE SOUZA PARA A INFÂNCIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45335 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "EM GNOMÓPOLIS TEM BAILARINAS: A POESIA DE GLÁUCIA DE SOUZA PARA A INFÂNCIA" "resumo" => "O livro Do alto do meu chapéu da escritora carioca Gláucia de Souza apresenta vinte e dois poemas para crianças. Neste trabalho destacamos cinco poemas com narrativas curtas e adotamos como principal critério de seleção o poema que expressasse explicitamente a figura da bailarina, pois nos remete a um conto de Hans Christian Andersen. O objetivo geral deste trabalho é observar o encantamento poético das palavras que se multiplicam em diferentes sentidos. O aporte metodológico tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica que consiste em leitura e análise de poemas para a construção do sentido do texto. Analisamos os cincos poemas, observando a figura da bailarina, as ilustrações em papercuts de Hans Christian Andersen e propondo estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula com crianças, na perspectiva da poesia como arte, promovendo uma leitura com deleite e fruição. A poesia infantil é uma vela acesa que projeta imagens na imaginação das crianças, ampliando sua capacidade criativa, imagética e lúdica, visto que os poemas brincam com as palavras, num jogo simbólico, com sonoridade, ritmo e um conjunto de qualidades que envolvem e atraem as crianças. São acionados para fundamentar a importância da poesia em sala de aula, as reflexões de Coelho (2000) e Pinheiro (2008). Dentro da sala de aula na educação infantil, os poemas são recursos imprescindíveis na formação do leitor e na apreciação da estética literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, EXPERIÊNCIA POÉTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID316_23072018091836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELZILENE MOREIRA NOBREGA E OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELZILENE NÓBREGA" "autor_email" => "elzilenenobrega@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45335 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "EM GNOMÓPOLIS TEM BAILARINAS: A POESIA DE GLÁUCIA DE SOUZA PARA A INFÂNCIA" "resumo" => "O livro Do alto do meu chapéu da escritora carioca Gláucia de Souza apresenta vinte e dois poemas para crianças. Neste trabalho destacamos cinco poemas com narrativas curtas e adotamos como principal critério de seleção o poema que expressasse explicitamente a figura da bailarina, pois nos remete a um conto de Hans Christian Andersen. O objetivo geral deste trabalho é observar o encantamento poético das palavras que se multiplicam em diferentes sentidos. O aporte metodológico tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica que consiste em leitura e análise de poemas para a construção do sentido do texto. Analisamos os cincos poemas, observando a figura da bailarina, as ilustrações em papercuts de Hans Christian Andersen e propondo estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula com crianças, na perspectiva da poesia como arte, promovendo uma leitura com deleite e fruição. A poesia infantil é uma vela acesa que projeta imagens na imaginação das crianças, ampliando sua capacidade criativa, imagética e lúdica, visto que os poemas brincam com as palavras, num jogo simbólico, com sonoridade, ritmo e um conjunto de qualidades que envolvem e atraem as crianças. São acionados para fundamentar a importância da poesia em sala de aula, as reflexões de Coelho (2000) e Pinheiro (2008). Dentro da sala de aula na educação infantil, os poemas são recursos imprescindíveis na formação do leitor e na apreciação da estética literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, EXPERIÊNCIA POÉTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID316_23072018091836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELZILENE MOREIRA NOBREGA E OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELZILENE NÓBREGA" "autor_email" => "elzilenenobrega@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }