O trabalho com a poesia na sala de aula, na perspectiva de formar leitores, necessita de alternativas que superem o mero estudo formal do poema ou conceitos voltados para os estilos de época. Buscamos algumas alternativas na disciplina Estágio em Literatura no Ensino Médio, ao trabalhar com a poesia, e mais especificamente com haicais, numa turma de primeiro ano do ensino médio. Para tanto, foi necessária a leitura de diversos poetas e de múltiplos poemas a fim de procurar aqueles que pudessem compor uma antologia com a qual pudéssemos trabalhar durante o estágio. Portanto, este trabalho é resultado da experiência que tivemos com a leitura de haicais em sala de aula e das observações que pudemos realizar a partir do contato dos alunos com haicaístas como Alice Ruiz e Saulo Mendonça, por exemplo. Como aporte teórico, nos utilizamos das discussões e reflexões de Franchetti (1990), Almeida (2012), Dalla-bona & Benato (2018). Como resultados, destacamos o envolvimento sobretudo com os poemas que traziam a paisagem local, o que favoreceu um diálogo com a natureza a que todos tinha acesso.