Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO: O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL

Palavra-chaves: LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, ERA DIGITAL, LEITURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45340
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => """
      ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO: \r\n
      O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL
      """
    "resumo" => "Durante um longo período da história, as manifestações literárias infantis eram impulsionadas por uma intenção unicamente didática, moralizante ou educadora, a partir da visão dos mais velhos sobre a criança, que ainda era vista como um adulto em miniatura. As ilustrações presentes nesse tipo de obra apenas reforçavam o que o texto verbal informava aos pequenos leitores. A partir do século XX, contudo, uma nova abordagem da literatura infantil permitiu que a mesma representasse o universo infantil, ilustrando seu imaginário através de textos visuais compostos por imagens que adquirem sentido apenas com a sua relação com o texto escrito. Atualmente, as obras ilustradas infanto-juvenis apresentam relação dinâmica e singular entre texto e imagem, conferindo aspectos diferenciais em sua composição e possibilitando a produção de sentidos e significados à leitura. Na Era Digital, em que a cultura visual encontra-se, mais do que nunca, presente e atuante, os livros ilustrados incorporam interações de ordem tecnológica, reconfigurando sua concepção e produção em um mercado cada vez mais digital. O caráter interativo da leitura contemporânea é seu traço definidor, pois quanto maior é o grau de interatividade mais profunda será a experiência de leitura imersiva para o leitor, conforme Santaella (2004). Lemos (2015), por sua vez, indica essa como sendo uma ‘leitura-navegação’. Abarcando as influências que a tecnologia tem exercido sobre as produções contemporâneas de livros ilustrados infanto-juvenis, o presente artigo propõe-se a investigar e refletir acerca desses fatores em três obras vencedoras do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Infantil Digital, a saber: Kidsbook Itaú Criança, da Agência África, Quanto bumbum!, da Editora Caixote, e Nautilus, da startup Storymax. Através de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando-se da observação-participante com o intuito de fundamentar de forma mais aprofundada as experiências proporcionadas pelas três obras digitais elencadas para análise, este estudo pretende apontar para as influências da Era Digital na produção e concepção de livros ilustrados infanto-juvenis, sugerindo perfis de leitores imersivos para a leitura no século XXI. Para tanto, buscamos suporte teórico através de autores como Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Lalojo e Zilberman (2017), Pinto, Zagalo e Coquet (2013), dentre outros estudiosos da cibercultura e da literatura eletrônica, como Lemos (2015), Hayles (2009), Rajewsky (2012), Santaella (2010) e Primo (2011). Através de resultados e discussões de análises das obras elencadas, percebe-se que as diversas linguagens da atualidade nesta Era Digital refletem o cenário multifacetado e interativo, permeado de possibilidades, ao qual crianças e jovens do século XXI são expostos diariamente. Torna-se necessário, portanto, que educadores, pais e responsáveis acompanhem e estimulem o primeiro contato leitor das crianças, apresentando-lhes também as possibilidades literárias do digital, de forma supervisionada e construtiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book,  app books e afins"
    "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, ERA DIGITAL, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID112_17072018122408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS"
    "autor_email" => "carolmdcaldas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45340
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => """
      ENTRE A LEITURA E A NAVEGAÇÃO: \r\n
      O LIVRO ILUSTRADO INFANTO-JUVENIL NA ERA DIGITAL
      """
    "resumo" => "Durante um longo período da história, as manifestações literárias infantis eram impulsionadas por uma intenção unicamente didática, moralizante ou educadora, a partir da visão dos mais velhos sobre a criança, que ainda era vista como um adulto em miniatura. As ilustrações presentes nesse tipo de obra apenas reforçavam o que o texto verbal informava aos pequenos leitores. A partir do século XX, contudo, uma nova abordagem da literatura infantil permitiu que a mesma representasse o universo infantil, ilustrando seu imaginário através de textos visuais compostos por imagens que adquirem sentido apenas com a sua relação com o texto escrito. Atualmente, as obras ilustradas infanto-juvenis apresentam relação dinâmica e singular entre texto e imagem, conferindo aspectos diferenciais em sua composição e possibilitando a produção de sentidos e significados à leitura. Na Era Digital, em que a cultura visual encontra-se, mais do que nunca, presente e atuante, os livros ilustrados incorporam interações de ordem tecnológica, reconfigurando sua concepção e produção em um mercado cada vez mais digital. O caráter interativo da leitura contemporânea é seu traço definidor, pois quanto maior é o grau de interatividade mais profunda será a experiência de leitura imersiva para o leitor, conforme Santaella (2004). Lemos (2015), por sua vez, indica essa como sendo uma ‘leitura-navegação’. Abarcando as influências que a tecnologia tem exercido sobre as produções contemporâneas de livros ilustrados infanto-juvenis, o presente artigo propõe-se a investigar e refletir acerca desses fatores em três obras vencedoras do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Infantil Digital, a saber: Kidsbook Itaú Criança, da Agência África, Quanto bumbum!, da Editora Caixote, e Nautilus, da startup Storymax. Através de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando-se da observação-participante com o intuito de fundamentar de forma mais aprofundada as experiências proporcionadas pelas três obras digitais elencadas para análise, este estudo pretende apontar para as influências da Era Digital na produção e concepção de livros ilustrados infanto-juvenis, sugerindo perfis de leitores imersivos para a leitura no século XXI. Para tanto, buscamos suporte teórico através de autores como Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Lalojo e Zilberman (2017), Pinto, Zagalo e Coquet (2013), dentre outros estudiosos da cibercultura e da literatura eletrônica, como Lemos (2015), Hayles (2009), Rajewsky (2012), Santaella (2010) e Primo (2011). Através de resultados e discussões de análises das obras elencadas, percebe-se que as diversas linguagens da atualidade nesta Era Digital refletem o cenário multifacetado e interativo, permeado de possibilidades, ao qual crianças e jovens do século XXI são expostos diariamente. Torna-se necessário, portanto, que educadores, pais e responsáveis acompanhem e estimulem o primeiro contato leitor das crianças, apresentando-lhes também as possibilidades literárias do digital, de forma supervisionada e construtiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book,  app books e afins"
    "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, ERA DIGITAL, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID112_17072018122408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA MEDEIROS CALDAS"
    "autor_email" => "carolmdcaldas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Durante um longo período da história, as manifestações literárias infantis eram impulsionadas por uma intenção unicamente didática, moralizante ou educadora, a partir da visão dos mais velhos sobre a criança, que ainda era vista como um adulto em miniatura. As ilustrações presentes nesse tipo de obra apenas reforçavam o que o texto verbal informava aos pequenos leitores. A partir do século XX, contudo, uma nova abordagem da literatura infantil permitiu que a mesma representasse o universo infantil, ilustrando seu imaginário através de textos visuais compostos por imagens que adquirem sentido apenas com a sua relação com o texto escrito. Atualmente, as obras ilustradas infanto-juvenis apresentam relação dinâmica e singular entre texto e imagem, conferindo aspectos diferenciais em sua composição e possibilitando a produção de sentidos e significados à leitura. Na Era Digital, em que a cultura visual encontra-se, mais do que nunca, presente e atuante, os livros ilustrados incorporam interações de ordem tecnológica, reconfigurando sua concepção e produção em um mercado cada vez mais digital. O caráter interativo da leitura contemporânea é seu traço definidor, pois quanto maior é o grau de interatividade mais profunda será a experiência de leitura imersiva para o leitor, conforme Santaella (2004). Lemos (2015), por sua vez, indica essa como sendo uma ‘leitura-navegação’. Abarcando as influências que a tecnologia tem exercido sobre as produções contemporâneas de livros ilustrados infanto-juvenis, o presente artigo propõe-se a investigar e refletir acerca desses fatores em três obras vencedoras do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Infantil Digital, a saber: Kidsbook Itaú Criança, da Agência África, Quanto bumbum!, da Editora Caixote, e Nautilus, da startup Storymax. Através de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando-se da observação-participante com o intuito de fundamentar de forma mais aprofundada as experiências proporcionadas pelas três obras digitais elencadas para análise, este estudo pretende apontar para as influências da Era Digital na produção e concepção de livros ilustrados infanto-juvenis, sugerindo perfis de leitores imersivos para a leitura no século XXI. Para tanto, buscamos suporte teórico através de autores como Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Lalojo e Zilberman (2017), Pinto, Zagalo e Coquet (2013), dentre outros estudiosos da cibercultura e da literatura eletrônica, como Lemos (2015), Hayles (2009), Rajewsky (2012), Santaella (2010) e Primo (2011). Através de resultados e discussões de análises das obras elencadas, percebe-se que as diversas linguagens da atualidade nesta Era Digital refletem o cenário multifacetado e interativo, permeado de possibilidades, ao qual crianças e jovens do século XXI são expostos diariamente. Torna-se necessário, portanto, que educadores, pais e responsáveis acompanhem e estimulem o primeiro contato leitor das crianças, apresentando-lhes também as possibilidades literárias do digital, de forma supervisionada e construtiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.