LITERATURA DE CORDEL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: PROPOSTA METODOLÓGICA PARTINDO DO PROJETO DIDÁTICO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45371 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: PROPOSTA METODOLÓGICA PARTINDO DO PROJETO DIDÁTICO" "resumo" => "Apesar de ao longo dos últimos anos a literatura de cordel estar sendo inserida nas escolas, vê-se a necessidade e a importância de se trabalhar esse gênero textual para além do folheto, numa abordagem comparativa, intertextual entre ele e outros gêneros textuais, com a possibilidade de produção de cordel, de explorar a musicalidade nos alunos, a encenação, entre outros aspectos. Acredita-se que o uso desse gênero em sala de aula contribuirá para a formação de leitores mais engajados com a nossa realidade. Para além de um ensino de literatura mais formal, busca-se contribuir para uma formação literária dos alunos a partir de uma concepção interacionista, uma relação dialógica entre professor-aluno. Como base teórica para elaboração do projeto didático, aplicou-se a Estética da Recepção que defende que o texto (materialidade) não é o único elemento do evento literário, há também a conduta do indivíduo/leitor, o que torna necessário que o texto literário se explique e tenha sentidos a partir da interação entre texto e o leitor. Por conseguinte, fez-se uso do método Recepcional, que trabalha a interação entre o texto e o leitor partindo do interesse pessoal do aluno, buscando sempre a ampliação desse interesse primeiro, trabalhando de modo interdisciplinar e intertextual - relacionando o texto literário com os demais gêneros textuais. Na elaboração do projeto didático, os cordéis escolhidos foram “No Forró da Bicharada”, de Apolônio Alves dos Santos, e “Os Animais tem Razão”, de Antônio Francisco. Nosso objetivo foi o de fazer com que os alunos conhecessem as particularidades da literatura de cordel, mostrando suas origens, passando por todo o contexto sócio histórico em que a literatura popular está inserida, conduzindo-os a discutir os elementos temáticos e estruturais dos textos literários e finalmente proporcionar-lhes o exercício da intertextualidade entre textos literários e os demais gêneros, buscando sempre o desenvolvimento de sua plena cidadania através do texto literário. Inevitavelmente, temos que reconhecer a dificuldade atual da leitura do texto literário de forma efetiva em sala de aula. Todavia, percebemos que o mesmo não é impossível, nem tão pouco utópico. O que se faz necessário é que aconteça uma mudança metodológica, social e politica do ensino e dos usos da literatura enquanto ferramenta de emancipação do individuo leitor. Indubitavelmente, acreditamos que só através da/pela literatura há de se formar leitores conscientes, pois reconhecemos que a mesma deve ser vista como um andaime para uma efetiva reflexão social que leve o individuo/leitor à formação integral e ao exercício efetivo/prático da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LEITOR, INTERAÇÃO, RECEPÇÃO, SOCIAL, SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID436_23072018195227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DA SILVA CRUZ " "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianesc154@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45371 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: PROPOSTA METODOLÓGICA PARTINDO DO PROJETO DIDÁTICO" "resumo" => "Apesar de ao longo dos últimos anos a literatura de cordel estar sendo inserida nas escolas, vê-se a necessidade e a importância de se trabalhar esse gênero textual para além do folheto, numa abordagem comparativa, intertextual entre ele e outros gêneros textuais, com a possibilidade de produção de cordel, de explorar a musicalidade nos alunos, a encenação, entre outros aspectos. Acredita-se que o uso desse gênero em sala de aula contribuirá para a formação de leitores mais engajados com a nossa realidade. Para além de um ensino de literatura mais formal, busca-se contribuir para uma formação literária dos alunos a partir de uma concepção interacionista, uma relação dialógica entre professor-aluno. Como base teórica para elaboração do projeto didático, aplicou-se a Estética da Recepção que defende que o texto (materialidade) não é o único elemento do evento literário, há também a conduta do indivíduo/leitor, o que torna necessário que o texto literário se explique e tenha sentidos a partir da interação entre texto e o leitor. Por conseguinte, fez-se uso do método Recepcional, que trabalha a interação entre o texto e o leitor partindo do interesse pessoal do aluno, buscando sempre a ampliação desse interesse primeiro, trabalhando de modo interdisciplinar e intertextual - relacionando o texto literário com os demais gêneros textuais. Na elaboração do projeto didático, os cordéis escolhidos foram “No Forró da Bicharada”, de Apolônio Alves dos Santos, e “Os Animais tem Razão”, de Antônio Francisco. Nosso objetivo foi o de fazer com que os alunos conhecessem as particularidades da literatura de cordel, mostrando suas origens, passando por todo o contexto sócio histórico em que a literatura popular está inserida, conduzindo-os a discutir os elementos temáticos e estruturais dos textos literários e finalmente proporcionar-lhes o exercício da intertextualidade entre textos literários e os demais gêneros, buscando sempre o desenvolvimento de sua plena cidadania através do texto literário. Inevitavelmente, temos que reconhecer a dificuldade atual da leitura do texto literário de forma efetiva em sala de aula. Todavia, percebemos que o mesmo não é impossível, nem tão pouco utópico. O que se faz necessário é que aconteça uma mudança metodológica, social e politica do ensino e dos usos da literatura enquanto ferramenta de emancipação do individuo leitor. Indubitavelmente, acreditamos que só através da/pela literatura há de se formar leitores conscientes, pois reconhecemos que a mesma deve ser vista como um andaime para uma efetiva reflexão social que leve o individuo/leitor à formação integral e ao exercício efetivo/prático da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LEITOR, INTERAÇÃO, RECEPÇÃO, SOCIAL, SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID436_23072018195227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DA SILVA CRUZ " "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianesc154@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }