SOUSA, Leandra De Farias Ribeiro. Literatura e leitura com martín fierro. Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45374>. Acesso em: 24/11/2024 23:53
RESUMO Personagens históricos ou advindos da literatura são analisados constantemente para que investigadores ou estudantes obtenham novas perspectivas em favor de suas pesquisas. O presente estudo elucida uma abordagem em que o personagem do poeta argentino José Hernández, seja conhecido através da leitura em sala de aula na aprendizagem da língua espanhola. O objetivo é dar ênfase à Literatura a partir da história de vida, experiências e comportamento do personagem Martín Fierro por meio da leitura. A metodologia utilizada foi a investigação bibliográfica de José Hernández, a contribuição de Mikhail Bakhtin diante de métodos de produção e desenvolvimento da leitura por meio da Literatura, e o embasamento do pensador Lev Vygotsky. Esta produção está organizada em quatro capítulos em que são abordados a Literatura seguida da Literatura Gauchesca, El Gaucho Martin Fierro e Habilidade Leitora, resultando oferecer entendimento sobre a importância da leitura direcionada ao estudo da Literatura por meio da obra de Hernández. Concluímos então, que a proximidade dos fatos com a realidade em que o personagem Martín Fierro é apresentado na Literatura, torna o estudante mais motivado a entender a obra a partir dos exercícios da leitura, ou seja, entende-se que sua capacidade deverá alcançar um progresso significativo na habilidade leitora ampliado por métodos que servem de apoio no decorrer de todo o processo de aprendizagem tornando possível uma maior expressividade e melhoramento tanto na compreensão da obra e significação da Literatura quanto na dicção, domínio e maior entendimento da língua meta.