A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007).