Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45383
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 148
    "titulo" => "LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID148_22072018173059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELYELMA DE FRANÇA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELYELMA"
    "autor_email" => "ellyelma.santos@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45383
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 148
    "titulo" => "LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID148_22072018173059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELYELMA DE FRANÇA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELYELMA"
    "autor_email" => "ellyelma.santos@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.