SOUSA, Natan Severo De et al.. . Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45474>. Acesso em: 24/11/2024 21:23
O modelo atual de ensino de Literatura caracteriza-se pela mera decodificação de textos literários durante as aulas, não proporcionando ao aluno que ele possa refletir e recriar narrativas e textos. Partindo da necessidade de rever essa perspectiva tradicional, este artigo objetiva apresentar uma proposta que possa contribuir com o ensino produtivo de literatura a partir do uso de ferramentas audiovisuais como meios de promover uma visão diversificada e ampla do texto. Para isso, a pesquisa envolve um trabalho pedagógico interventivo, realizado com alguns alunos de 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de São Bento/PB, utilizando o filme “Deu a Louca na Branca de neve”, visando a propor novas perspectivas interpretativas do conto tradicional “Branca de neve”. Acreditamos que o trabalho com o reconto através de ferramentas audiovisuais é uma das possibilidades que permitem o desenvolvimento de competências de leitura e interpretação literárias.