A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO EIXO NÚMEROS: APLICANDO ATIVIDADES DE ENSINO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45555 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3970 "inscrito_id" => 2434 "titulo" => "A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO EIXO NÚMEROS: APLICANDO ATIVIDADES DE ENSINO" "resumo" => "Este estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições metodológicas com relação à matemática escolar a partir da elaboração de atividades que visam à assimilação da aprendizagem de conteúdos básicos do eixo Números. Para isso nos baseamos em alguns autores como Talizina (2000), Farias, Azeredo e Rêgo (2010), bem como em documentos oficiais (BRASIL, 2013; 2017; Paraiba, 2010) onde utilizamos atividades baseadas nos conceitos de adição discutidas em livros didáticos, textos e material concreto. No período da pesquisa foram utilizadas atividades de que priorizavam a leitura, a escrita e o cálculo de adição/subtração com apoio de materiais concretos no intuito de que as crianças internalizem os conceitos das operações apresentados. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram 24 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública no município de João Pessoa - Paraíba. O período de investigação de campo ocorreu nos meses de julho e agosto de 2018. Neste momento realizamos diversas tarefas envolvendo conceitos de leitura, escrita e cálculo de anos anteriores. Podemos afirmar que os resultados obtidos neste estudo foram satisfatórios, pois constatamos que houve uma evolução de cunho conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes ao demonstrarem melhor desenvoltura na realização das tarefas, concentração e atenção no trabalho desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, USO DE MATERIAL CONCRETO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2434_17092018152012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA COSTA" "autor_email" => "luciana_nana21@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45555 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3970 "inscrito_id" => 2434 "titulo" => "A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO EIXO NÚMEROS: APLICANDO ATIVIDADES DE ENSINO" "resumo" => "Este estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições metodológicas com relação à matemática escolar a partir da elaboração de atividades que visam à assimilação da aprendizagem de conteúdos básicos do eixo Números. Para isso nos baseamos em alguns autores como Talizina (2000), Farias, Azeredo e Rêgo (2010), bem como em documentos oficiais (BRASIL, 2013; 2017; Paraiba, 2010) onde utilizamos atividades baseadas nos conceitos de adição discutidas em livros didáticos, textos e material concreto. No período da pesquisa foram utilizadas atividades de que priorizavam a leitura, a escrita e o cálculo de adição/subtração com apoio de materiais concretos no intuito de que as crianças internalizem os conceitos das operações apresentados. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram 24 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública no município de João Pessoa - Paraíba. O período de investigação de campo ocorreu nos meses de julho e agosto de 2018. Neste momento realizamos diversas tarefas envolvendo conceitos de leitura, escrita e cálculo de anos anteriores. Podemos afirmar que os resultados obtidos neste estudo foram satisfatórios, pois constatamos que houve uma evolução de cunho conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes ao demonstrarem melhor desenvoltura na realização das tarefas, concentração e atenção no trabalho desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, USO DE MATERIAL CONCRETO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2434_17092018152012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA COSTA" "autor_email" => "luciana_nana21@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }