A CAPACIDADE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM FORMAR CONTRIBUINTES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45578 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 2475 "titulo" => "A CAPACIDADE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM FORMAR CONTRIBUINTES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA" "resumo" => "A produção de novos conhecimentos sistematizados, que se dá pela pesquisa científica, é fundamental para o desenvolvimento intelectual do país. O modelo de ensino tradicional do ensino médio brasileiro é incapaz de formar alunos preparados para o ensino superior e, consequentemente, contribuir com a produção científica do país. Tendo em vista isso, o objetivo principal desse trabalho é relacionar a metodologia de ensino utilizada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com a produção científica brasileira. O seguinte trabalho tem os objetivos específicos de mostrar como esse método pode contribuir para o desenvolvimento científico do país e analisar os impactos positivos desta metodologia de ensino na formação dos discentes de ensino médio. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o sistema de ensino dos IFs, tal como foram analisados dados relativos a produção científica brasileira. Foi observado que o modelo de ensino dos IFs é capaz de formar alunos já engajados no meio científico, além de prepará-los para uma melhor transição ao ensino superior. Apesar do Brasil atingir grandes posições na produção científica mundial é incontestável a grande diferença que existe entre o país e países desenvolvidos em pesquisa científica. Foi concluído que é evidente a necessidade de crescimento do Brasil na produção científica local, bem como, deve-se reconhecer o potencial que os estudantes do ensino médio possuem em relação a contribuição nesse meio, destacando os IFs, os quais possuem um modelo de ensino capaz de favorecer a produção científica do país, por meio de seus alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, INSTITUTOS FEDERAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID2475_22082018145711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR JESUS MAMEDE SOARES" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorjsmamede.1@icloud.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45578 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 2475 "titulo" => "A CAPACIDADE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM FORMAR CONTRIBUINTES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA" "resumo" => "A produção de novos conhecimentos sistematizados, que se dá pela pesquisa científica, é fundamental para o desenvolvimento intelectual do país. O modelo de ensino tradicional do ensino médio brasileiro é incapaz de formar alunos preparados para o ensino superior e, consequentemente, contribuir com a produção científica do país. Tendo em vista isso, o objetivo principal desse trabalho é relacionar a metodologia de ensino utilizada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com a produção científica brasileira. O seguinte trabalho tem os objetivos específicos de mostrar como esse método pode contribuir para o desenvolvimento científico do país e analisar os impactos positivos desta metodologia de ensino na formação dos discentes de ensino médio. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o sistema de ensino dos IFs, tal como foram analisados dados relativos a produção científica brasileira. Foi observado que o modelo de ensino dos IFs é capaz de formar alunos já engajados no meio científico, além de prepará-los para uma melhor transição ao ensino superior. Apesar do Brasil atingir grandes posições na produção científica mundial é incontestável a grande diferença que existe entre o país e países desenvolvidos em pesquisa científica. Foi concluído que é evidente a necessidade de crescimento do Brasil na produção científica local, bem como, deve-se reconhecer o potencial que os estudantes do ensino médio possuem em relação a contribuição nesse meio, destacando os IFs, os quais possuem um modelo de ensino capaz de favorecer a produção científica do país, por meio de seus alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, INSTITUTOS FEDERAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID2475_22082018145711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR JESUS MAMEDE SOARES" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitorjsmamede.1@icloud.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }