AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESPORTES NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE GESTÃO PARTICIPATIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46584 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 8827 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESPORTES NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE GESTÃO PARTICIPATIVA" "resumo" => "O estudo refere-se a um projeto de inovação que permitirá conhecer e acompanhar o desempenho dos professores de esportes na escola nos aspectos pedagógicos através de uma ferramenta avaliativa para melhorar a metodologia de trabalho. Foi implantado numa escola particular de Recife-PE, Brasil, com 3 mil alunos. O instrumento beneficiará professores de esportes dessa escola e indiretamente os alunos praticantes das modalidades esportivas. Faz-se necessário a construção desse material pois a escola possui instrumento semelhante para avaliar e acompanhar professores das disciplinas regulares, mas não dos esportes. A partir do uso e institucionalização desse instrumento os professores poderão melhorar sua função sabendo do que é necessário para ser bem avaliado pelo aluno e consequentemente com o perfil profissional docente exigido pela escola. Foram levantados alguns problemas a partir da Análise SWOT que constatou que os professores não sabiam do seu desempenho e que necessitavam de informações para que pudessem desenvolver um melhor trabalho. Por isso, 3 tipos de avaliações foram adaptados a partir da já existente na escola, com a finalidade de trazer mais dados para o coordenador de esportes sobre o desempenho dos professores. Esses dados eram coletados e quantificados em notas onde suas observações e reflexões eram transmitidas ao professor de esporte (feedback). Ao final os professores mostraram-se satisfeitos com as informações levantadas possibilitando melhorias, reflexões e estimulando a qualificação para os professores e para a coordenação de esporte foi possível uma melhor análise do seu professor e consequentemente uma maneira de dar maior evolução do processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DESEMPENHO PROFISSIONAL, AVALIAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE, ESPORTE NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8827_26082018192019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO BARBOSA LOPES" "autor_nome_curto" => "FREDERICO" "autor_email" => "fredblopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46584 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 8827 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESPORTES NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE GESTÃO PARTICIPATIVA" "resumo" => "O estudo refere-se a um projeto de inovação que permitirá conhecer e acompanhar o desempenho dos professores de esportes na escola nos aspectos pedagógicos através de uma ferramenta avaliativa para melhorar a metodologia de trabalho. Foi implantado numa escola particular de Recife-PE, Brasil, com 3 mil alunos. O instrumento beneficiará professores de esportes dessa escola e indiretamente os alunos praticantes das modalidades esportivas. Faz-se necessário a construção desse material pois a escola possui instrumento semelhante para avaliar e acompanhar professores das disciplinas regulares, mas não dos esportes. A partir do uso e institucionalização desse instrumento os professores poderão melhorar sua função sabendo do que é necessário para ser bem avaliado pelo aluno e consequentemente com o perfil profissional docente exigido pela escola. Foram levantados alguns problemas a partir da Análise SWOT que constatou que os professores não sabiam do seu desempenho e que necessitavam de informações para que pudessem desenvolver um melhor trabalho. Por isso, 3 tipos de avaliações foram adaptados a partir da já existente na escola, com a finalidade de trazer mais dados para o coordenador de esportes sobre o desempenho dos professores. Esses dados eram coletados e quantificados em notas onde suas observações e reflexões eram transmitidas ao professor de esporte (feedback). Ao final os professores mostraram-se satisfeitos com as informações levantadas possibilitando melhorias, reflexões e estimulando a qualificação para os professores e para a coordenação de esporte foi possível uma melhor análise do seu professor e consequentemente uma maneira de dar maior evolução do processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DESEMPENHO PROFISSIONAL, AVALIAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE, ESPORTE NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8827_26082018192019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO BARBOSA LOPES" "autor_nome_curto" => "FREDERICO" "autor_email" => "fredblopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }