ÓRGÃOS DE FOMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA DO CNPQ E DA CAPES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48427 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 5045 "titulo" => "ÓRGÃOS DE FOMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA DO CNPQ E DA CAPES" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a política de financiamento da educação superior no Brasil, dando enfoque ao financiamento da Pós-Graduação, que é realizada em sua maioria pelos órgãos de Fomento, destacando-se a CAPES e o CNPq. A Pós-Graduação exerce papel fundamental na formação de recursos humanos e produção de conhecimento capazes de impulsionar o crescimento de um país. O Brasil se situa em posição intermediária e ainda muito longe de alcançar os índices de países com maior capacidade tecnológica e de bom nível de ciência e conhecimento. Faz-se necessário, portanto, conhecer os órgãos de Fomento responsáveis pelo financiamento, manutenção e evolução dos Programas de Pós Graduação do Brasil. Para tanto, propõe-se uma análise histórica dos dois principais órgãos de fomento: A CAPES e o CNPq. Trata-se de uma pesquisa descritiva que se utilizou de levantamento bibliográfico e documental. Com essa metodologia pretende-se traçar, através de uma análise histórica, os caminhos percorridos pela CAPES e o CNPq desde sua criação até o papel atual desempenhado por ambos no fomento da Pós Graduação Brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "FINANCIAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO, ÓRGÃOS DE FOMENTO, HISTÓRIA, CNPQ, CNPQ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID5045_10092018131740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LOPES" "autor_email" => "deboralopesluna@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48427 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 5045 "titulo" => "ÓRGÃOS DE FOMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA DO CNPQ E DA CAPES" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a política de financiamento da educação superior no Brasil, dando enfoque ao financiamento da Pós-Graduação, que é realizada em sua maioria pelos órgãos de Fomento, destacando-se a CAPES e o CNPq. A Pós-Graduação exerce papel fundamental na formação de recursos humanos e produção de conhecimento capazes de impulsionar o crescimento de um país. O Brasil se situa em posição intermediária e ainda muito longe de alcançar os índices de países com maior capacidade tecnológica e de bom nível de ciência e conhecimento. Faz-se necessário, portanto, conhecer os órgãos de Fomento responsáveis pelo financiamento, manutenção e evolução dos Programas de Pós Graduação do Brasil. Para tanto, propõe-se uma análise histórica dos dois principais órgãos de fomento: A CAPES e o CNPq. Trata-se de uma pesquisa descritiva que se utilizou de levantamento bibliográfico e documental. Com essa metodologia pretende-se traçar, através de uma análise histórica, os caminhos percorridos pela CAPES e o CNPq desde sua criação até o papel atual desempenhado por ambos no fomento da Pós Graduação Brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "FINANCIAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO, ÓRGÃOS DE FOMENTO, HISTÓRIA, CNPQ, CNPQ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID5045_10092018131740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LOPES" "autor_email" => "deboralopesluna@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }