A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “TECENDO SABERES REFLEXIVOS”
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45592 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3557 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “TECENDO SABERES REFLEXIVOS”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo tecer olhares reflexivos sobre como se desenvolve a identidade do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudos e pesquisas sobre identidade docente registram importantes achados acerca da trajetória de vida dos professores e de suas experiências em processo de formação que influenciam sobremaneira sua atuação e reconhecimento enquanto profissional (NÓVOA; 1991, 1992, 1995, 1997a, 1997b; PIMENTA, 2011; SCHÖN, 1992; PERRENOUD, 1993). Enquanto recursos metodológicos facilitadores para análise do objeto identidade docente na EJA, utilizou-se aplicação de questionário de caráter qualitativo, que subsidiou o levantamento e análise de dados observáveis em conjunto com a bibliografia estudada. No decorrer da pesquisa foi possível discorrer alguns resultados sobre os processos formativos vividos, por professores da EJA no Centro Educacional de Jovens e Adultos, em que apresentaremos a contribuição destes sujeitos para a produção de conhecimentos e a construção da identidade do docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse estudo sobre a construção da identidade docente na modalidade da EJA nos possibilitou a visibilidade de que na prática vão se apontando novos caminhos para pensarmos a formação do pedagogo nesse espaço. Contrapondo-se com os respectivos enfrentamentos como: à desvalorização do professor e todos os ataques sofridos pelo sistema neste espaço de ensino e às concepções que o veem como meros reprodutores de práticas. Compreende-se que este estudo não se encerra aqui servindo de base para futuros estudos e pesquisas sobre EJA e identidade docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EJA, IDENTIDADE, DOCÊNCIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3111_15092018213544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA AMELIA DE SOUSA SAMPAIO BARROS LEAL OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA" "autor_email" => "juliaamelia91@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45592 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3557 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “TECENDO SABERES REFLEXIVOS”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo tecer olhares reflexivos sobre como se desenvolve a identidade do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudos e pesquisas sobre identidade docente registram importantes achados acerca da trajetória de vida dos professores e de suas experiências em processo de formação que influenciam sobremaneira sua atuação e reconhecimento enquanto profissional (NÓVOA; 1991, 1992, 1995, 1997a, 1997b; PIMENTA, 2011; SCHÖN, 1992; PERRENOUD, 1993). Enquanto recursos metodológicos facilitadores para análise do objeto identidade docente na EJA, utilizou-se aplicação de questionário de caráter qualitativo, que subsidiou o levantamento e análise de dados observáveis em conjunto com a bibliografia estudada. No decorrer da pesquisa foi possível discorrer alguns resultados sobre os processos formativos vividos, por professores da EJA no Centro Educacional de Jovens e Adultos, em que apresentaremos a contribuição destes sujeitos para a produção de conhecimentos e a construção da identidade do docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse estudo sobre a construção da identidade docente na modalidade da EJA nos possibilitou a visibilidade de que na prática vão se apontando novos caminhos para pensarmos a formação do pedagogo nesse espaço. Contrapondo-se com os respectivos enfrentamentos como: à desvalorização do professor e todos os ataques sofridos pelo sistema neste espaço de ensino e às concepções que o veem como meros reprodutores de práticas. Compreende-se que este estudo não se encerra aqui servindo de base para futuros estudos e pesquisas sobre EJA e identidade docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EJA, IDENTIDADE, DOCÊNCIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3111_15092018213544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA AMELIA DE SOUSA SAMPAIO BARROS LEAL OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA" "autor_email" => "juliaamelia91@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }