ESCOLA E DIVERSIDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DO COLÉGIO AGRÍCOLA DA UFPB
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47286 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3055 "inscrito_id" => 7687 "titulo" => "ESCOLA E DIVERSIDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DO COLÉGIO AGRÍCOLA DA UFPB" "resumo" => "Nas últimas décadas, o ordenamento institucional brasileiro voltou-se à afirmação do Estado democrático, comprometido com a cidadania e com os direitos humanos. Nesse âmbito, a educação escolar, por seu caráter formativo, é indispensável a este compromisso. Desse modo, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivou problematizar o lugar da escola como um espaço democrático e afirmativo da diversidade, a partir de relações de respeito e de tolerância entre educadores e educandas/os, reconhecidas/os como sujeitos de direitos. Para tanto, investigamos o cotidiano escolar com base na aplicação de um questionário com cinco perguntas objetivas a docentes do Colégio Agrícola da UFPB, buscando as suas impressões quanto à convivência com as diferenças comportamentais identificáveis entre as/os estudantes, relacionadas às diversidades étnica, religiosa, sexual e de gênero. Com base nos questionários respondidos, verificamos que as/os professoras/res afirmam que existe uma postura de respeito à diversidade comportamental. Entretanto, grande parte delas/es considera que a escola precisa estabelecer esforços para consagrar o convívio respeitoso e tolerante entre as pessoas que a integram, uma vez que preconceitos e discriminações continuam presentes na vida social, com repercussões na vida escolar. Esses esforços passam pela formação continuada das/os educadoras/es e pela realização de atividades pedagógicas que envolvam a comunidade escolar. Em vista disso, admitimos que a pesquisa que realizamos pode contribuir com o planejamento dos trabalhos letivos e com a elaboração de projetos educativos voltados à promoção de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, por meio de debates, simpósios, fóruns de discussão ou semanas temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7687_10092018223936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE BEZERRA" "autor_email" => "prof.neide@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47286 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3055 "inscrito_id" => 7687 "titulo" => "ESCOLA E DIVERSIDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DO COLÉGIO AGRÍCOLA DA UFPB" "resumo" => "Nas últimas décadas, o ordenamento institucional brasileiro voltou-se à afirmação do Estado democrático, comprometido com a cidadania e com os direitos humanos. Nesse âmbito, a educação escolar, por seu caráter formativo, é indispensável a este compromisso. Desse modo, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivou problematizar o lugar da escola como um espaço democrático e afirmativo da diversidade, a partir de relações de respeito e de tolerância entre educadores e educandas/os, reconhecidas/os como sujeitos de direitos. Para tanto, investigamos o cotidiano escolar com base na aplicação de um questionário com cinco perguntas objetivas a docentes do Colégio Agrícola da UFPB, buscando as suas impressões quanto à convivência com as diferenças comportamentais identificáveis entre as/os estudantes, relacionadas às diversidades étnica, religiosa, sexual e de gênero. Com base nos questionários respondidos, verificamos que as/os professoras/res afirmam que existe uma postura de respeito à diversidade comportamental. Entretanto, grande parte delas/es considera que a escola precisa estabelecer esforços para consagrar o convívio respeitoso e tolerante entre as pessoas que a integram, uma vez que preconceitos e discriminações continuam presentes na vida social, com repercussões na vida escolar. Esses esforços passam pela formação continuada das/os educadoras/es e pela realização de atividades pedagógicas que envolvam a comunidade escolar. Em vista disso, admitimos que a pesquisa que realizamos pode contribuir com o planejamento dos trabalhos letivos e com a elaboração de projetos educativos voltados à promoção de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, por meio de debates, simpósios, fóruns de discussão ou semanas temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7687_10092018223936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE BEZERRA" "autor_email" => "prof.neide@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }