A CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA PARA CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45600 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1835 "inscrito_id" => 6901 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA PARA CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA" "resumo" => """ O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito as suas águas. Segundo a Agência Nacional de Águas, somos a maior potência hídrica do planeta com 13,7% do total mundial, garantida pala água dos rios, e das três grandes bacias hidrográficas: Amazônia, São Francisco e Paraná, e pela maior reserva de água doce subterrânea do mundo, o aquífero Guarani (VICTORINO, 2007). Entretanto, a distribuição desse recurso não é uniforme, uma vez que a região Norte possui a maior reserva hídrica do nosso país (água doce) e a região Nordeste sofre com a escassez, principalmente o semiárido (GALVÃO, 2012).\r\n Em função das problemáticas causadas pelos efeitos da seca, ações de convivência com o semiárido são constantemente elaboradas e postas em prática. Segundo Gnaldlinger (2000), a prática da coleta de água de chuva surgiu há milhares de anos, de forma independente em diversas partes do mundo, com uma extensa variedade de adaptações locais as quais dependiam de condições e culturas especificas para a solução de problemas localizados. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCASSEZ HIDRICA, ARMAZENAMENTO DE ÁGUA, CISTERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID6901_08092018215428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELBA LEANDRO NOBREGA E PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELBA LEANDRO" "autor_email" => "leandroelbasd@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45600 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1835 "inscrito_id" => 6901 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA PARA CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA" "resumo" => """ O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito as suas águas. Segundo a Agência Nacional de Águas, somos a maior potência hídrica do planeta com 13,7% do total mundial, garantida pala água dos rios, e das três grandes bacias hidrográficas: Amazônia, São Francisco e Paraná, e pela maior reserva de água doce subterrânea do mundo, o aquífero Guarani (VICTORINO, 2007). Entretanto, a distribuição desse recurso não é uniforme, uma vez que a região Norte possui a maior reserva hídrica do nosso país (água doce) e a região Nordeste sofre com a escassez, principalmente o semiárido (GALVÃO, 2012).\r\n Em função das problemáticas causadas pelos efeitos da seca, ações de convivência com o semiárido são constantemente elaboradas e postas em prática. Segundo Gnaldlinger (2000), a prática da coleta de água de chuva surgiu há milhares de anos, de forma independente em diversas partes do mundo, com uma extensa variedade de adaptações locais as quais dependiam de condições e culturas especificas para a solução de problemas localizados. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCASSEZ HIDRICA, ARMAZENAMENTO DE ÁGUA, CISTERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID6901_08092018215428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELBA LEANDRO NOBREGA E PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELBA LEANDRO" "autor_email" => "leandroelbasd@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }