A CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NA ABORDAGEM DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3775 "inscrito_id" => 11109 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NA ABORDAGEM DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A humanidade vem promovendo transformações e avanços tecnológicos ao longo dos últimos séculos, desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, por conseguinte a educação também necessitou “modernizar-se” para tornar o ensino mais atrativo para jovens, crianças e até mesmo adultos. Sabendo que a química é uma ciência que envolve processos de abstração pelos quais o sujeito faz uso do pensamento cognitivo para tornar-se um ser crítico aos fenômenos e transformações que os envolve, o ensino de química requer do professor o papel de mediador que faça uso de recursos didáticos eficientes que facilitem o desenvolvimento do conhecimento crítico e reflexivo. Partindo do pressuposto de que os estudantes de ensino médio apresentam dificuldade em interpretar e associar a linguagem científica ao seu cotidiano, a presente pesquisa utilizou uma sequência didática (SD) como instrumento numa abordagem comunicativa impelindo os estudantes a representação de suas compreensões da tabela periódica. O uso de analogias objetivou, promover uma relação comunicativa entre os sujeitos cognoscentes possibilitando a familiarização dos conteúdos científicos à realidade vivenciada pelos estudantes, ditadas por autores como Freire (2006a) e Zabala (1998). Os resultados preliminares demonstraram que as analogias no ensino de química são recursos que facilitam a aproximação da linguagem simbólica à cotidiana, apesar da notória dificuldade apresentada pelos estudantes em interpretar essa simbologia. A busca por uma didática de ensino de caráter discursivo vem destacando abordagens cada vez mais dialógicas e que tirem os estudantes da posição de sujeito passivo a que estão habituados em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ANALOGIAS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11109_17092018014426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANY KARLA LOURENÇO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANY" "autor_email" => "estefany.kl.cunha@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3775 "inscrito_id" => 11109 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NA ABORDAGEM DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A humanidade vem promovendo transformações e avanços tecnológicos ao longo dos últimos séculos, desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, por conseguinte a educação também necessitou “modernizar-se” para tornar o ensino mais atrativo para jovens, crianças e até mesmo adultos. Sabendo que a química é uma ciência que envolve processos de abstração pelos quais o sujeito faz uso do pensamento cognitivo para tornar-se um ser crítico aos fenômenos e transformações que os envolve, o ensino de química requer do professor o papel de mediador que faça uso de recursos didáticos eficientes que facilitem o desenvolvimento do conhecimento crítico e reflexivo. Partindo do pressuposto de que os estudantes de ensino médio apresentam dificuldade em interpretar e associar a linguagem científica ao seu cotidiano, a presente pesquisa utilizou uma sequência didática (SD) como instrumento numa abordagem comunicativa impelindo os estudantes a representação de suas compreensões da tabela periódica. O uso de analogias objetivou, promover uma relação comunicativa entre os sujeitos cognoscentes possibilitando a familiarização dos conteúdos científicos à realidade vivenciada pelos estudantes, ditadas por autores como Freire (2006a) e Zabala (1998). Os resultados preliminares demonstraram que as analogias no ensino de química são recursos que facilitam a aproximação da linguagem simbólica à cotidiana, apesar da notória dificuldade apresentada pelos estudantes em interpretar essa simbologia. A busca por uma didática de ensino de caráter discursivo vem destacando abordagens cada vez mais dialógicas e que tirem os estudantes da posição de sujeito passivo a que estão habituados em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ANALOGIAS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11109_17092018014426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANY KARLA LOURENÇO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANY" "autor_email" => "estefany.kl.cunha@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }