A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45607 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3155 "inscrito_id" => 6046 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A contação de histórias revela-se como um importante recurso que precisa ser explorado na Educação Infantil. Ao escutar histórias, a criança é estimulada à imaginação, à curiosidade, e nesse processo, passa a ser inserida no mundo da leitura e da escrita de uma forma lúdica e prazerosa. Por isso, o presente estudo analisa a importância e as contribuições da contação de histórias em turmas da Educação Infantil em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. E especificamente, objetivou-se compreender como as professoras enfatizam a relevância da literatura infantil; como percebem a relação entre Educação Infantil e a contação de histórias, e destacar as estratégias que utilizam nesse processo. No referencial teórico a pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Abramovich (1995), Cademartori (2010), Frantz (2011), entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Mediante os dados coletados e a respectiva análise dos mesmos, os resultados evidenciam que a contação de histórias favorece, de maneira significativa, a inserção da criança no mundo da leitura e da escrita. A criança expõe suas opiniões sobre a história, se posiciona criticamente, reconta aquilo que ouviu segundo a interpretação que fez. Portanto, destaca-se o esforço das professoras em possibilitar que os alunos sintam prazer em escutá-las durante a contação, e não somente isso, mas que eles por conta própria se direcionem ao cantinho da leitura, lugar privilegiado para o encontro com diversas obras de literatura infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CANTINHO DA LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID6046_11092018101329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARES ARAUJO TELES" "autor_nome_curto" => "DAMARES ARAUJO TELES" "autor_email" => "damares.teless@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45607 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3155 "inscrito_id" => 6046 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A contação de histórias revela-se como um importante recurso que precisa ser explorado na Educação Infantil. Ao escutar histórias, a criança é estimulada à imaginação, à curiosidade, e nesse processo, passa a ser inserida no mundo da leitura e da escrita de uma forma lúdica e prazerosa. Por isso, o presente estudo analisa a importância e as contribuições da contação de histórias em turmas da Educação Infantil em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. E especificamente, objetivou-se compreender como as professoras enfatizam a relevância da literatura infantil; como percebem a relação entre Educação Infantil e a contação de histórias, e destacar as estratégias que utilizam nesse processo. No referencial teórico a pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Abramovich (1995), Cademartori (2010), Frantz (2011), entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Mediante os dados coletados e a respectiva análise dos mesmos, os resultados evidenciam que a contação de histórias favorece, de maneira significativa, a inserção da criança no mundo da leitura e da escrita. A criança expõe suas opiniões sobre a história, se posiciona criticamente, reconta aquilo que ouviu segundo a interpretação que fez. Portanto, destaca-se o esforço das professoras em possibilitar que os alunos sintam prazer em escutá-las durante a contação, e não somente isso, mas que eles por conta própria se direcionem ao cantinho da leitura, lugar privilegiado para o encontro com diversas obras de literatura infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CANTINHO DA LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID6046_11092018101329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARES ARAUJO TELES" "autor_nome_curto" => "DAMARES ARAUJO TELES" "autor_email" => "damares.teless@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }