A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES DE ARAPIRACA – AL: NARRATIVAS DOS (AS) EGRESSOS (AS) SOBRE SUA FORMAÇÃO DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45656 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3173 "inscrito_id" => 4994 "titulo" => "A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES DE ARAPIRACA – AL: NARRATIVAS DOS (AS) EGRESSOS (AS) SOBRE SUA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida hoje como Libras, é a língua oficial da comunidade surda, ou seja, é a primeira língua dos (as) surdos (as), tendo o português como segunda língua. Como toda língua, exige uma gramática específica e necessita de elementos particulares para que a comunicação de fato ocorra, como: expressões faciais, sinais específicos etc. Ter um aluno ou aluna surda em sala de aula, demanda do ou da educadora uma formação inicial e continuada que contemple as especificidades desses indivíduos, pois, só haverá a inclusão desses sujeitos se houver de fato preocupação em oferecer uma formação que atenda à diversidade humana e priorize a ruptura de paradigmas excludentes, marginalizadores e preconceituosos existentes na sociedade. Contudo, o objetivo deste trabalho é apresentar narrativas de egressos do curso de pedagogia de IES públicas e privadas do município de Arapiraca - AL sobre suas experiências com a disciplina de Libras durante a graduação. Para a elaboração deste trabalho, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados, através das narrativas dos egressos e egressas, evidenciaram que a disciplina por si só não dá o suporte necessário para que eles consigam trabalhar com as especificidades dos alunos e alunas surdas em sala de aula, pois são poucas aulas para muitas informações pertinentes. Assim, fica claro a necessidade de ampliar a disciplina, pois os pedagogos e pedagogas carecem de um conhecimento mais aprofundado sobre a matéria em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, NARRATIVAS, LIBRAS, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4994_11092018123559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVILA APARECIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEIVILA" "autor_email" => "deivilasantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45656 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3173 "inscrito_id" => 4994 "titulo" => "A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES DE ARAPIRACA – AL: NARRATIVAS DOS (AS) EGRESSOS (AS) SOBRE SUA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida hoje como Libras, é a língua oficial da comunidade surda, ou seja, é a primeira língua dos (as) surdos (as), tendo o português como segunda língua. Como toda língua, exige uma gramática específica e necessita de elementos particulares para que a comunicação de fato ocorra, como: expressões faciais, sinais específicos etc. Ter um aluno ou aluna surda em sala de aula, demanda do ou da educadora uma formação inicial e continuada que contemple as especificidades desses indivíduos, pois, só haverá a inclusão desses sujeitos se houver de fato preocupação em oferecer uma formação que atenda à diversidade humana e priorize a ruptura de paradigmas excludentes, marginalizadores e preconceituosos existentes na sociedade. Contudo, o objetivo deste trabalho é apresentar narrativas de egressos do curso de pedagogia de IES públicas e privadas do município de Arapiraca - AL sobre suas experiências com a disciplina de Libras durante a graduação. Para a elaboração deste trabalho, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados, através das narrativas dos egressos e egressas, evidenciaram que a disciplina por si só não dá o suporte necessário para que eles consigam trabalhar com as especificidades dos alunos e alunas surdas em sala de aula, pois são poucas aulas para muitas informações pertinentes. Assim, fica claro a necessidade de ampliar a disciplina, pois os pedagogos e pedagogas carecem de um conhecimento mais aprofundado sobre a matéria em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, NARRATIVAS, LIBRAS, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4994_11092018123559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVILA APARECIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEIVILA" "autor_email" => "deivilasantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }