Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa, que tem como objetivo analisar as condições de acesso e permanência dos estudantes no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Sobral. Sua relevância se justifica diante dos números da evasão do curso, que, mesmo com as ações desenvolvidas no âmbito da assistência estudantil, continuam preocupantes. A argumentação contextualiza a expansão do ensino superior e o papel da rede federal tecnológica, abordando as políticas de acesso e permanência, à luz da perspectiva teórica de Bourdieu. O trabalho como todo envolve um estudo de caso, com análise quantitativa e qualitativa, contudo, neste artigo, são apresentados os resultados quantitativos parciais do estudo de 17 ingressantes do curso de licenciatura em Física da instituição. Calculou-se o coeficiente de correlação de Person para examinar o grau de associação entre o desempenho no exame de acesso e nas disciplinas introdutórias. Quanto ao perfil e às condições de acesso, os resultados da pesquisa mostraram que a maioria são estudantes do sexo masculino e residem fora de Sobral. Quanto à permanência, verificou-se que mais da metade desses ingressantes já desistiu do curso, ainda que a instituição tenha uma política de assistência e que o curso tenha bolsas e projetos de pesquisa e extensão. Quanto ao desempenho, constatou-se que há muitas reprovações no primeiro semestre, sobretudo em Matemática Básica, havendo forte correlação entre as notas no ENEM e o desempenho nas disciplinas introdutórias.