LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO TEXTUAL: AVANÇOS E ENTRAVES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47785 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2710 "inscrito_id" => 10344 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO TEXTUAL: AVANÇOS E ENTRAVES" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar propostas de produção textual dos livros didáticos de português adotados nas escolas de atuação desta pesquisadora observando se elas refletem a concepção de linguagem proposta no manual do professor de cada livro. Em outras palavras, pretendemos observar na prática como a teoria fornecida se aplica. Tendo em vista que a abordagem teórica utilizada é a linguagem baseada na concepção interacionista de linguagem. Os livros didáticos escolhidos são: Projeto Teláris – Português (BORGATO, BERTIN e MARCHEZI, 2015) e Para viver Juntos- (COSTA, MARCHETTI e SOARES, 2015), ambos do 6º ano do Ensino Fundamental. As análises dos encaminhamentos teóricos para a produção de texto, de modo geral, confirmaram o gênero discursivo como eixo norteador para o ensino da língua, porém o enfoque dado nas atividades revela um ensino voltado para a estrutura do gênero textual e não para a concepção de língua em sua realização efetiva, entendida como forma de interação dialógica que considera o aluno como sujeito/autor de seu enunciado. Uma vez que deixa de lado um dos aspectos cruciais na produção textual que é a sua função social, reproduzindo a prática de produzir texto “para” a escola e não “na” escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, SOCIOINTERACIONISMO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10344_10092018161818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE COITINHO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cc_coitinho@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47785 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2710 "inscrito_id" => 10344 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO TEXTUAL: AVANÇOS E ENTRAVES" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar propostas de produção textual dos livros didáticos de português adotados nas escolas de atuação desta pesquisadora observando se elas refletem a concepção de linguagem proposta no manual do professor de cada livro. Em outras palavras, pretendemos observar na prática como a teoria fornecida se aplica. Tendo em vista que a abordagem teórica utilizada é a linguagem baseada na concepção interacionista de linguagem. Os livros didáticos escolhidos são: Projeto Teláris – Português (BORGATO, BERTIN e MARCHEZI, 2015) e Para viver Juntos- (COSTA, MARCHETTI e SOARES, 2015), ambos do 6º ano do Ensino Fundamental. As análises dos encaminhamentos teóricos para a produção de texto, de modo geral, confirmaram o gênero discursivo como eixo norteador para o ensino da língua, porém o enfoque dado nas atividades revela um ensino voltado para a estrutura do gênero textual e não para a concepção de língua em sua realização efetiva, entendida como forma de interação dialógica que considera o aluno como sujeito/autor de seu enunciado. Uma vez que deixa de lado um dos aspectos cruciais na produção textual que é a sua função social, reproduzindo a prática de produzir texto “para” a escola e não “na” escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, SOCIOINTERACIONISMO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10344_10092018161818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE COITINHO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cc_coitinho@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }