SOUSA, Cristiane Coitinho De. Livro didático e a produção textual: avanços e entraves. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47785>. Acesso em: 22/11/2024 07:34
O presente trabalho tem por objetivo analisar propostas de produção textual dos livros didáticos de português adotados nas escolas de atuação desta pesquisadora observando se elas refletem a concepção de linguagem proposta no manual do professor de cada livro. Em outras palavras, pretendemos observar na prática como a teoria fornecida se aplica. Tendo em vista que a abordagem teórica utilizada é a linguagem baseada na concepção interacionista de linguagem. Os livros didáticos escolhidos são: Projeto Teláris – Português (BORGATO, BERTIN e MARCHEZI, 2015) e Para viver Juntos- (COSTA, MARCHETTI e SOARES, 2015), ambos do 6º ano do Ensino Fundamental. As análises dos encaminhamentos teóricos para a produção de texto, de modo geral, confirmaram o gênero discursivo como eixo norteador para o ensino da língua, porém o enfoque dado nas atividades revela um ensino voltado para a estrutura do gênero textual e não para a concepção de língua em sua realização efetiva, entendida como forma de interação dialógica que considera o aluno como sujeito/autor de seu enunciado. Uma vez que deixa de lado um dos aspectos cruciais na produção textual que é a sua função social, reproduzindo a prática de produzir texto “para” a escola e não “na” escola.