NÓBREGA, Mônica Leite Da et al.. Literatura e ensino. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47775>. Acesso em: 22/11/2024 03:07
Este artigo objetiva refletir criticamente sobre discussões teóricas acerca de literatura e seu ensino no contexto escolar brasileiro atual, postuladas por alguns dos principais estudiosos da área, a exemplo de Zilberman (2012), Abreu (2006), Jouve (2012) e Machado (2002), dentre outros. A motivação inicial para tal empreitada é investigar aspectos relacionados ao que tem sido chamado nos meios acadêmicos de “crise da literatura”, ou seja, os problemas decorrentes da escolarização da literatura. Para tanto, serão tecidos alguns pormenores históricos do referido processo, numa tentativa de investigar problemas que tem se tornado recorrentes no ensino de literatura. Outro ponto a ser destacado é a formação tanto do professor de Língua Portuguesa quanto do gosto de leitura do aluno. De posse dessas informações, busca-se práticas eficazes sobre o ensino de um componente curricular de elevado valor para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Por fim, serão apontados caminhos possíveis para se motivar os alunos à leitura de obras canônicas, por exemplo, partindo da reconhecida preferência deles por literatura de massa. A trajetória apontada aqui parece ser um instrumento para se repensar e buscar novas práticas de condução para o letramento literário no âmbito escolar.