A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM QUESTÃO: UMA REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45799 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4600 "inscrito_id" => 8572 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM QUESTÃO: UMA REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica, que versa sobre a importância da Educação Cientifica na formação do professor de Ciências. Ao que se percebe, a escola, enquanto espaço de mediação de conhecimentos, tem contribuído massivamente para “mitificação” e “especialização” da ciência, ao passo que, tem perpetuado o ensino com caráter dogmático. Desta forma, o ensino, do modo que tem sido ofertado, conduz os sujeitos a continuarem cada vez mais alienados para aceitarem as relações de desigualdade, de “produtor do conhecimento” e “consumidor”. Percebe-se a urgência em se romper com o cultural ensino memorístico e que as academias repensem a consolidação do seu papel, privilegiando a formação em detrimento da restrição a mera transmissão de informação, e permitam a transposição do conhecimento para além de “seus muros”. E que, a ciência, seja compreendida como uma forma de apreender o mundo e atuar sobre ele. Assim, ao Educar Cientificamente os professores devem priorizar a compreensão dos conceitos científicos em constante processo de construção, reconstrução e ressignificação a partir de situações e contextos que dialogam e aproximam educador e educando da realidade em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8572_17092018232243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA SANTOS COELHO" "autor_nome_curto" => "POLLYANA COELHO" "autor_email" => "pollyana.coelho@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45799 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4600 "inscrito_id" => 8572 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM QUESTÃO: UMA REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica, que versa sobre a importância da Educação Cientifica na formação do professor de Ciências. Ao que se percebe, a escola, enquanto espaço de mediação de conhecimentos, tem contribuído massivamente para “mitificação” e “especialização” da ciência, ao passo que, tem perpetuado o ensino com caráter dogmático. Desta forma, o ensino, do modo que tem sido ofertado, conduz os sujeitos a continuarem cada vez mais alienados para aceitarem as relações de desigualdade, de “produtor do conhecimento” e “consumidor”. Percebe-se a urgência em se romper com o cultural ensino memorístico e que as academias repensem a consolidação do seu papel, privilegiando a formação em detrimento da restrição a mera transmissão de informação, e permitam a transposição do conhecimento para além de “seus muros”. E que, a ciência, seja compreendida como uma forma de apreender o mundo e atuar sobre ele. Assim, ao Educar Cientificamente os professores devem priorizar a compreensão dos conceitos científicos em constante processo de construção, reconstrução e ressignificação a partir de situações e contextos que dialogam e aproximam educador e educando da realidade em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8572_17092018232243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA SANTOS COELHO" "autor_nome_curto" => "POLLYANA COELHO" "autor_email" => "pollyana.coelho@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }