A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45909 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 953 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO" "resumo" => ": Pensar na inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista -TEA se constitui um desafio, uma vez que o aluno com TEA apresenta muitas especificidades. O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância do ato de brincar para o processo de aprendizagem das crianças com autismo. A investigação de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico que buscou conhecer o histórico da Educação Inclusiva no Brasil, conceito e características do TEA, assim como suas possíveis causas e métodos de intervenção a serem utilizados em salas de aula. As entrevistadas encontradas em trabalhos acadêmicos e pesquisas expressaram algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no entanto, as mesmas enfatizam que as brincadeiras e o lúdico contribuem de forma significativa na aprendizagem das crianças, pois procuram superá-las, buscando despertar o interesse e aproveitar potencial de cada aluno por meio das brincadeiras em sala de aula. É importante ressaltar que a inclusão dos alunos com TEA exige conhecimentos e metodologias específicas que podem favorecer o trabalho. Sendo assim, é necessário um maior investimento por parte da instituição, principalmente, em formação para os docentes para que a inclusão possa se efetivar plenamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, METODOLOGIAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID777_27082018160510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA RAIANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAIANE NASCIMENTO" "autor_email" => "raiane.nascimento@aluno.u" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45909 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 953 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO" "resumo" => ": Pensar na inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista -TEA se constitui um desafio, uma vez que o aluno com TEA apresenta muitas especificidades. O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância do ato de brincar para o processo de aprendizagem das crianças com autismo. A investigação de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico que buscou conhecer o histórico da Educação Inclusiva no Brasil, conceito e características do TEA, assim como suas possíveis causas e métodos de intervenção a serem utilizados em salas de aula. As entrevistadas encontradas em trabalhos acadêmicos e pesquisas expressaram algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no entanto, as mesmas enfatizam que as brincadeiras e o lúdico contribuem de forma significativa na aprendizagem das crianças, pois procuram superá-las, buscando despertar o interesse e aproveitar potencial de cada aluno por meio das brincadeiras em sala de aula. É importante ressaltar que a inclusão dos alunos com TEA exige conhecimentos e metodologias específicas que podem favorecer o trabalho. Sendo assim, é necessário um maior investimento por parte da instituição, principalmente, em formação para os docentes para que a inclusão possa se efetivar plenamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, METODOLOGIAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID777_27082018160510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA RAIANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAIANE NASCIMENTO" "autor_email" => "raiane.nascimento@aluno.u" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }