A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45917 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1673 "inscrito_id" => 3056 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma experiência fundamental para a formação de alunos dos cursos de licenciatura. É uma etapa da formação acadêmica que possibilita ao aluno desenvolver habilidades e competências que servirão em sua atuação como docente, além de ser um momento de refletir e problematizar as teorias aprendidas com a prática vivenciada. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado IV na turma de dependência do 2º ano do Ensino Médio técnico integrado. Antes de iniciar a regência foram aplicados questionários de caracterização para conhecimento do ambiente escolar, as práticas e experiências docentes do professor supervisor e a turma em estudo. Foram observadas algumas aulas para entender a dinâmica da turma e posteriormente foi iniciada a prática docente usando estratégias e recursos como: aula expositiva dialogada, aulas experimentais, estudos dirigidos, simuladores, lista de exercícios, retroprojetor e dentre outros. Por meio dos questionários foi possível realizar levantamento sobre as estratégias e recursos usados pelo professor supervisor e (re) pensar quais poderiam ser usadas na regência, as dificuldades dos discentes para com a disciplina, foi observado que uma parte significativa da turma era desinteressada pela disciplina, fato que gerou algumas dificuldades quanto ao desenvolvimento das atividades, mas foram usadas várias estratégias e recursos a fim de tornar as aulas mais dinâmicas. As experiências vivenciadas no estágio supervisionado contribuíram ainda mais para conhecimento e reflexão sobre a complexidade da prática docente, permitindo o desenvolvimento de habilidades para lidar com os diversos fatores envolvidos no ambiente de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3056_07092018212739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LENILSON COSTA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LENILSON" "autor_email" => "carlos.lenilson@outlook.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45917 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1673 "inscrito_id" => 3056 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma experiência fundamental para a formação de alunos dos cursos de licenciatura. É uma etapa da formação acadêmica que possibilita ao aluno desenvolver habilidades e competências que servirão em sua atuação como docente, além de ser um momento de refletir e problematizar as teorias aprendidas com a prática vivenciada. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado IV na turma de dependência do 2º ano do Ensino Médio técnico integrado. Antes de iniciar a regência foram aplicados questionários de caracterização para conhecimento do ambiente escolar, as práticas e experiências docentes do professor supervisor e a turma em estudo. Foram observadas algumas aulas para entender a dinâmica da turma e posteriormente foi iniciada a prática docente usando estratégias e recursos como: aula expositiva dialogada, aulas experimentais, estudos dirigidos, simuladores, lista de exercícios, retroprojetor e dentre outros. Por meio dos questionários foi possível realizar levantamento sobre as estratégias e recursos usados pelo professor supervisor e (re) pensar quais poderiam ser usadas na regência, as dificuldades dos discentes para com a disciplina, foi observado que uma parte significativa da turma era desinteressada pela disciplina, fato que gerou algumas dificuldades quanto ao desenvolvimento das atividades, mas foram usadas várias estratégias e recursos a fim de tornar as aulas mais dinâmicas. As experiências vivenciadas no estágio supervisionado contribuíram ainda mais para conhecimento e reflexão sobre a complexidade da prática docente, permitindo o desenvolvimento de habilidades para lidar com os diversos fatores envolvidos no ambiente de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3056_07092018212739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LENILSON COSTA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LENILSON" "autor_email" => "carlos.lenilson@outlook.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }