A INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA EM QUESTÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45965 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 6793 "titulo" => "A INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA EM QUESTÃO" "resumo" => "Trata-se de um estudo que objetivou refletir sobre os desafios da inclusão de estudantes surdos em turmas de ensino regular na escola pública, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida numa escola estadual localizada no interior de Pernambuco. Escolhemos como lócus deste estudo, 01 (uma) turma de Educação Especial cujo professor especializado e fluente em LIBRAS e uma turma de ensino Regular, contando com a presença de um (01) intérprete. Constituíram-se participantes da pesquisa dois tipos de profissionais com funções diferenciadas, mas de igual relevância para o estudo: os professores regentes e o intérprete de libras. Compondo o cenário analisado, participaram também dois grupos de surdos em espaços pedagógicos referenciados, a turma especial e a regular. Os resultados apontaram que especificamente em relação à educação de surdos, ainda existem controvérsias que geram debates e polêmicas, pois parece que já não faz sentido a simples inserção física do estudante no ambiente escolar, quando o profissional intérprete que é contratado para atuar junto a esse estudante, não se encontra preparado pedagogicamente para atender suas necessidades de aprendizagem, o que acaba implicando na promoção de uma falsa imagem de inclusão com sucesso pela escola. Sugere-se formação continuada para o professor e interprete, a fim de que haja melhoria no atendimento à inclusão na escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SURDEZ, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6793_04082018013906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana-0785@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45965 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 6793 "titulo" => "A INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA EM QUESTÃO" "resumo" => "Trata-se de um estudo que objetivou refletir sobre os desafios da inclusão de estudantes surdos em turmas de ensino regular na escola pública, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida numa escola estadual localizada no interior de Pernambuco. Escolhemos como lócus deste estudo, 01 (uma) turma de Educação Especial cujo professor especializado e fluente em LIBRAS e uma turma de ensino Regular, contando com a presença de um (01) intérprete. Constituíram-se participantes da pesquisa dois tipos de profissionais com funções diferenciadas, mas de igual relevância para o estudo: os professores regentes e o intérprete de libras. Compondo o cenário analisado, participaram também dois grupos de surdos em espaços pedagógicos referenciados, a turma especial e a regular. Os resultados apontaram que especificamente em relação à educação de surdos, ainda existem controvérsias que geram debates e polêmicas, pois parece que já não faz sentido a simples inserção física do estudante no ambiente escolar, quando o profissional intérprete que é contratado para atuar junto a esse estudante, não se encontra preparado pedagogicamente para atender suas necessidades de aprendizagem, o que acaba implicando na promoção de uma falsa imagem de inclusão com sucesso pela escola. Sugere-se formação continuada para o professor e interprete, a fim de que haja melhoria no atendimento à inclusão na escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SURDEZ, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6793_04082018013906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana-0785@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }