A LUDICIDADE E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46018 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2662 "inscrito_id" => 5669 "titulo" => "A LUDICIDADE E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da ludicidade para o processo de Ensino-Aprendizagem da Educação infantil. destacando a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social da criança e especificamente no aprendizado tornando-o significativo. A problemática diz respeito a entender quais as contribuições do Lúdico para o processo de ensino-aprendizagens da Educação Infantil e justifica-se pela identificação pessoal e profissional, tendo m vista que esta pesquisadora utiliza em suas aulas o lúdico, como faz parte da prática pedagógica com êxito. Nesse percurso investigativo, buscou-se entender e identificar o perfil lúdico do professor na Educação Infantil, bem como sua formação na perspectiva didático-pedagógica lúdica. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados aqui apresentados foi feita através de uma abordagem qualitativa, no que tange ao tipo, de acordo com os objetivos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Quanto ao nível de investigação, segundo os objetivos é delineada como descritiva. A pesquisa está fundamentada em autores como Gil (2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação (1998), Campos (1994) Vigotsky (1979) e Santos (1997), entre outros. Como resultados a pesquisa permitiu refletir que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. Os jogos podem proporcionar a socialização e a obediência a regras, além de facilitar raciocínio lógico matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL., ENSINO-APRENDIZAGEM., LUDICIDADE., CRIANÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID5669_10092018153258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA" "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46018 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2662 "inscrito_id" => 5669 "titulo" => "A LUDICIDADE E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da ludicidade para o processo de Ensino-Aprendizagem da Educação infantil. destacando a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social da criança e especificamente no aprendizado tornando-o significativo. A problemática diz respeito a entender quais as contribuições do Lúdico para o processo de ensino-aprendizagens da Educação Infantil e justifica-se pela identificação pessoal e profissional, tendo m vista que esta pesquisadora utiliza em suas aulas o lúdico, como faz parte da prática pedagógica com êxito. Nesse percurso investigativo, buscou-se entender e identificar o perfil lúdico do professor na Educação Infantil, bem como sua formação na perspectiva didático-pedagógica lúdica. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados aqui apresentados foi feita através de uma abordagem qualitativa, no que tange ao tipo, de acordo com os objetivos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Quanto ao nível de investigação, segundo os objetivos é delineada como descritiva. A pesquisa está fundamentada em autores como Gil (2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação (1998), Campos (1994) Vigotsky (1979) e Santos (1997), entre outros. Como resultados a pesquisa permitiu refletir que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. Os jogos podem proporcionar a socialização e a obediência a regras, além de facilitar raciocínio lógico matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL., ENSINO-APRENDIZAGEM., LUDICIDADE., CRIANÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID5669_10092018153258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA" "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }