A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46100 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 7043 "titulo" => "A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES" "resumo" => "Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA., USO DO COMPUTADOR, ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7043_08082018183828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46100 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 7043 "titulo" => "A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES" "resumo" => "Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA., USO DO COMPUTADOR, ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7043_08082018183828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }