FARIA, Zênia De. Dom quixote diante da questão do cânone. Anais ABRALIC Internacional... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4612>. Acesso em: 24/11/2024 21:30
Em nossa comunicação, pretendemos discutir — através do exame de passagens significativas do texto de Miguel de Cervantes — o estatuto singular de Dom Quixote de la Mancha , no que diz respeito ao cânone. Trata-se de uma obra que pode ser vista tanto como canônica, quanto como anticanônica. Ela é canônica, na medida em que é considerada por diversos críticos como o primeiro romance moderno e em que , segundo Harold Bloom, "todos os romances, desde Dom Quixote, reescrevem a obra prima de Cervantes". Ela é anticanônica, na medida em que foi escrita , segundo as palavras do próprio autor, "visando a queda e a destruição" dos romances de cavalaria e, além disso, porque vários recursos ou estratégias narrativas utilizadas por Cervantes, nessa obra, têm sido utilizados por escritores, principalmente a partir do século XX, para inovar o romance tradicional, para "descanonizar" o romance. Muitos desses recursos, sobre os quais nos deteremos em nossa apresentação — tais como a metaficção, a fragmentação, a utilização de textos de várias naturezas, a paródia —, são considerados como marcas de pós-modernidade.