ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOERÊNCIA E INEFICÁCIA NA APLICABILIDADE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46255 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3581 "inscrito_id" => 1627 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOERÊNCIA E INEFICÁCIA NA APLICABILIDADE" "resumo" => "O presente resumo aborda a análise da alfabetização e letramento, no modo em que elas são aplicadas na sociedade. Desde então, a alfabetização é vista como uma aquisição do sistema convencional da escrita. Já o letramento, é entendido como desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. Distinguem-se então, tanto em relação aos objetos de conhecimento, quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, do ensino desses diferentes objetos. Entretanto, esses processos devem ser considerados de forma indissociável e interdependente, ou seja, que são estritamente dependentes e não podem ser separados. Tendo em vista as definições dos conceitos, o objetivo central da pesquisa é de analisar a incoerência e ineficácia que acontece na educação, tratando-se da falha ao alfabetizar o educando, sendo ela de maneira mecânica: codificar e decodificar. Em face do exposto, ajuda a embasar o trabalho a autora Magda Soares, doutora em educação, pois ela defende a ideia que o processo de alfabetização não é uma habilidade, e sim, um conjunto de habilidades, sendo um processo de natureza multifacetada e essas facetas referem-se às perspectivas psicológicas, psicolinguísticas, sociolinguísticas e propriamente linguística. No entanto, essas facetas vêm sendo estudadas de maneira separada, o que vem acarretando a aplicabilidade fragmentada, incoerente e ineficaz. Logo, foram apresentados, em pesquisas, problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar. Dessa forma, cabe examinar o estudo desse fracasso na educação, a fim de encontrar soluções cabíveis para uma melhoria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, INCOERÊNCIA, INEFICÁCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID1627_16092018025515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH BARRADAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethb.a@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46255 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3581 "inscrito_id" => 1627 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOERÊNCIA E INEFICÁCIA NA APLICABILIDADE" "resumo" => "O presente resumo aborda a análise da alfabetização e letramento, no modo em que elas são aplicadas na sociedade. Desde então, a alfabetização é vista como uma aquisição do sistema convencional da escrita. Já o letramento, é entendido como desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. Distinguem-se então, tanto em relação aos objetos de conhecimento, quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, do ensino desses diferentes objetos. Entretanto, esses processos devem ser considerados de forma indissociável e interdependente, ou seja, que são estritamente dependentes e não podem ser separados. Tendo em vista as definições dos conceitos, o objetivo central da pesquisa é de analisar a incoerência e ineficácia que acontece na educação, tratando-se da falha ao alfabetizar o educando, sendo ela de maneira mecânica: codificar e decodificar. Em face do exposto, ajuda a embasar o trabalho a autora Magda Soares, doutora em educação, pois ela defende a ideia que o processo de alfabetização não é uma habilidade, e sim, um conjunto de habilidades, sendo um processo de natureza multifacetada e essas facetas referem-se às perspectivas psicológicas, psicolinguísticas, sociolinguísticas e propriamente linguística. No entanto, essas facetas vêm sendo estudadas de maneira separada, o que vem acarretando a aplicabilidade fragmentada, incoerente e ineficaz. Logo, foram apresentados, em pesquisas, problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar. Dessa forma, cabe examinar o estudo desse fracasso na educação, a fim de encontrar soluções cabíveis para uma melhoria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, INCOERÊNCIA, INEFICÁCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID1627_16092018025515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH BARRADAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "bethb.a@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }