ALFABETIZAÇÃO E SURDEZ: REPENSANDO OPORTUNIDADES E
AMPLIANDO A DISCUSSÃO PARA UM ENSINO VERDADEIRAMENTE
INCLUSIVO
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O ponto de\r\n partida é, portanto, o processo de alfabetização, entendido como algo que transcende o\r\n conceito de leitura e escrita e que engloba a aquisição de conhecimentos, bem como o\r\n desenvolvimento de habilidades cognitivas, ambos necessários para o desenvolvimento do\r\n pensamento, compreensão e comunicação. O enfoque adotado na pesquisa é, então, de ordem\r\n teórico-conceitual, por centrar-se na (re)construção de conceitos e ideologias necessários ao\r\n aprimoramento dos fundamentos teóricos já desenvolvidos sobre a temática. Em virtude da\r\n grande complexidade que cerca o ensino da Língua Portuguesa para surdos, o conceito de\r\n "multialfabetizações" se apresenta como modelo mais adequado ao desenvolvimento de\r\n alfabetização desses alunos, conduzido, geralmente, por estímulos visuais que levam à\r\n aprendizagem. O modelo incorpora também componentes de aquisição de Libras, (como um\r\n apoio pedagógico), o letramento, a escrita, a alfabetização, a cultura surda e uma ampla\r\n variedade de mídias. A ampliação do diálogo sobre o desenvolvimento da alfabetização de\r\n crianças/alunos surdos acontece, portanto, por meio de uma proposta baseada num conceito\r\n bastante holístico de alfabetização, com ênfase nos conhecimentos de uma ampla matriz de\r\n resultados de pesquisas e em diferentes construções teóricas que apontam para a necessidade\r\n de se reconhecer a tendência natural dos alunos surdos em aprenderem através do canal\r\n visual. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. 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