ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM, ADIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A CIDADANIA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47247 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 972 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM, ADIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A CIDADANIA." "resumo" => """ O ensino de ciências na educação infantil ainda se apresenta, em alguns aspectos de maneira\r\n fragmentada e descontextualizada, a formação integral cidadã e crítica são temas muito discutidos\r\n atualmente em meio à comunidade acadêmica, nessa pesquisa busca-se analisar como o ensino de\r\n ciências contribui para esta formação, e de que forma ela ocorre na primeira etapa da educação básica,\r\n Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo que buscou identificar como são promovidas as\r\n possibilidades de uma educação científica que favoreça uma formação cidadã e contribua para que as\r\n crianças possam tornar-se sujeitos autônomos na busca do conhecimento. Nossa técnica de coleta de\r\n dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Considerando a especificidade\r\n do currículo da Educação Infantil, precisamos analisar de que maneira estão sendo promovidas\r\n estratégias pedagógicas que favoreçam essa formação cidadã, crítica e que favoreça a autonomia da\r\n criança por meio do ensino de ciências? A escola tem o dever fundamental de colocar a criança desta\r\n etapa em contato com o conhecimento científico, onde conceitos e bases de fenômenos naturais devem\r\n ser trazidos a reflexão desde a mais tenra idade. A promoção de possibilidades de difusão científica,\r\n devem iniciar a partir de características peculiares da faixa etária que compreende a educação infantil,\r\n que são: a curiosidade, o fascínio pelo mundo natural, a investigação e o encantamento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID1778_27082018221416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanemiranda@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47247 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 972 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM, ADIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A CIDADANIA." "resumo" => """ O ensino de ciências na educação infantil ainda se apresenta, em alguns aspectos de maneira\r\n fragmentada e descontextualizada, a formação integral cidadã e crítica são temas muito discutidos\r\n atualmente em meio à comunidade acadêmica, nessa pesquisa busca-se analisar como o ensino de\r\n ciências contribui para esta formação, e de que forma ela ocorre na primeira etapa da educação básica,\r\n Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo que buscou identificar como são promovidas as\r\n possibilidades de uma educação científica que favoreça uma formação cidadã e contribua para que as\r\n crianças possam tornar-se sujeitos autônomos na busca do conhecimento. Nossa técnica de coleta de\r\n dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Considerando a especificidade\r\n do currículo da Educação Infantil, precisamos analisar de que maneira estão sendo promovidas\r\n estratégias pedagógicas que favoreçam essa formação cidadã, crítica e que favoreça a autonomia da\r\n criança por meio do ensino de ciências? A escola tem o dever fundamental de colocar a criança desta\r\n etapa em contato com o conhecimento científico, onde conceitos e bases de fenômenos naturais devem\r\n ser trazidos a reflexão desde a mais tenra idade. A promoção de possibilidades de difusão científica,\r\n devem iniciar a partir de características peculiares da faixa etária que compreende a educação infantil,\r\n que são: a curiosidade, o fascínio pelo mundo natural, a investigação e o encantamento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID1778_27082018221416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanemiranda@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }