O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48150 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4087 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O lúdico utilizado por meio de jogos e brincadeiras estimula a participação e motivação dos alunos na realização das atividades, levando-as a um aprendizado significativo e prazeroso, assim despertando o prazer pela leitura e aprendizagem da escrita na escola, proporcionando um crescimento favorável nos aspectos cognitivo, emocional, social e humano da criança. Entendendo a importância dos jogos e brincadeiras e também da influencia positiva que os mesmos trazem para vida da criança, compreende-se o lúdico como um recurso rico em descobertas e como ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano, utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, por meio de atividades prazerosas, vem sendo desenvolvida em uma turma de 2º ano de uma escola pública, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, uma pesquisa voltada para o processo de alfabetização, na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos da referida série/ano, por meio da utilização do lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem das crianças nessas áreas. O estudo fundamentado nas obras de: Solé (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Antunes (2000), Cória- Sabine e Lucena (2012), Friedmann (2012) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001), tem como objetivo analisar a importância e influencia do lúdico no processo de alfabetização da leitura e da escrita, a partir de uma metodologia lúdica na realização das aulas e atividades alfabetizadoras, sabendo que os jogos e brincadeiras são essenciais na construção do saber, visando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA,, ESCRITA,, LÚDICO,, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID561_17092018174631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLE JACIANI DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KELLE JACIANI" "autor_email" => "kelle_jaciani@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48150 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4087 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O lúdico utilizado por meio de jogos e brincadeiras estimula a participação e motivação dos alunos na realização das atividades, levando-as a um aprendizado significativo e prazeroso, assim despertando o prazer pela leitura e aprendizagem da escrita na escola, proporcionando um crescimento favorável nos aspectos cognitivo, emocional, social e humano da criança. Entendendo a importância dos jogos e brincadeiras e também da influencia positiva que os mesmos trazem para vida da criança, compreende-se o lúdico como um recurso rico em descobertas e como ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano, utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, por meio de atividades prazerosas, vem sendo desenvolvida em uma turma de 2º ano de uma escola pública, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, uma pesquisa voltada para o processo de alfabetização, na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos da referida série/ano, por meio da utilização do lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem das crianças nessas áreas. O estudo fundamentado nas obras de: Solé (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Antunes (2000), Cória- Sabine e Lucena (2012), Friedmann (2012) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001), tem como objetivo analisar a importância e influencia do lúdico no processo de alfabetização da leitura e da escrita, a partir de uma metodologia lúdica na realização das aulas e atividades alfabetizadoras, sabendo que os jogos e brincadeiras são essenciais na construção do saber, visando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA,, ESCRITA,, LÚDICO,, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID561_17092018174631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLE JACIANI DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KELLE JACIANI" "autor_email" => "kelle_jaciani@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }