SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE VIDEOCLIPE MUSICAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49003 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 8384 "titulo" => "SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE VIDEOCLIPE MUSICAL" "resumo" => "O uso de recursos midiáticos para fins educacionais tem se apresentado como uma alternativa viável no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui para despertar no aluno o interesse pelos conteúdos estudados, permitindo ao mesmo a aquisição de novos saberes em diversas disciplinas. Neste contexto, o uso de videoclipes associados a paródias musicais surge como uma ferramenta inovadora para o ensino de Química, pois além de facilitar a aprendizagem dos temas estudados, proporciona ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de aprendizados múltiplos – contextualizando conteúdos variados. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia didática que valorize a produção audiovisual no ensino de química. O tema abordado será segurança no laboratório, destacando-se as normas de segurança para o manuseio de solventes e combustíveis. O projeto será desenvolvido em uma turma da primeira série do ensino médio do colégio de aplicação da UFPE, contendo 30 alunos, a turma será dividida em 6 equipes de 5 alunos, cada equipe comporá uma música no formato de paródia e gravará um videoclipe musical, relacionando a música composta a signos visuais e auditivos, de forma que o vídeo e a música possam atuar como um recurso a ser utilizado no processo de ensino do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, VIDEOCLIPES, SEGURANÇA NO LABORATORIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8384_10092018135344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONIDAS PESSOA DOS SANTOS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "LEONIDAS" "autor_email" => "marxblom@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49003 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 8384 "titulo" => "SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE VIDEOCLIPE MUSICAL" "resumo" => "O uso de recursos midiáticos para fins educacionais tem se apresentado como uma alternativa viável no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui para despertar no aluno o interesse pelos conteúdos estudados, permitindo ao mesmo a aquisição de novos saberes em diversas disciplinas. Neste contexto, o uso de videoclipes associados a paródias musicais surge como uma ferramenta inovadora para o ensino de Química, pois além de facilitar a aprendizagem dos temas estudados, proporciona ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de aprendizados múltiplos – contextualizando conteúdos variados. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia didática que valorize a produção audiovisual no ensino de química. O tema abordado será segurança no laboratório, destacando-se as normas de segurança para o manuseio de solventes e combustíveis. O projeto será desenvolvido em uma turma da primeira série do ensino médio do colégio de aplicação da UFPE, contendo 30 alunos, a turma será dividida em 6 equipes de 5 alunos, cada equipe comporá uma música no formato de paródia e gravará um videoclipe musical, relacionando a música composta a signos visuais e auditivos, de forma que o vídeo e a música possam atuar como um recurso a ser utilizado no processo de ensino do conteúdo abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, VIDEOCLIPES, SEGURANÇA NO LABORATORIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8384_10092018135344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONIDAS PESSOA DOS SANTOS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "LEONIDAS" "autor_email" => "marxblom@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }