CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DA ESCOLA PEDRO POTI PARA A INSERÇÃO DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO INDÍGENA POTIGUARA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46815 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3490 "inscrito_id" => 6754 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DA ESCOLA PEDRO POTI PARA A INSERÇÃO DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO INDÍGENA POTIGUARA" "resumo" => "Este artigo traz como estudo as práticas pedagógicas realizadas na Escola Indígena Potiguara Pedro Poti localizado na Aldeia S. Francisco, município de Baía da Traição e sua contribuição para a inserção dos jovens alunos no Movimento Indígena que impulsiona a luta pela reafirmação e permanência da identidade, cultura e direitos indígenas. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturada com ex-alunos da escola e que atuam no Movimento Indígena. O Povo Potiguara habita o território da Mata Atlântica Norte antes mesmo das invasões portuguesas, francesas e holandesas. Distribuídos em 32 aldeias, conta com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes. A Escola Pedro Poti é considerada a pioneira no estado da Paraíba por ser a primeira escola construída na terra indígena com ensino fundamental e médio, no coração que, além de apresentar um currículo universal, oferece disciplinas específicas como a de língua indígena o Tupi Antigo, Etnohistória e Arte e cultura proporcionando ao alunado maior conhecimento e recuperação de sua língua materna, maior compreensão da sua história, revitalização de sua cultura e de sua espiritualidade através da prática do toré, produção de artesanatos e pinturas corporais como também uma melhor compreensão do próprio sujeito indígena e seu pertencimento ao Povo Potiguara possibilitando aos jovens maior resistência no enfrentamento à invasão cultural, participação efetiva no Movimento Indígena e melhores possibilidades para ingressarem na universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, POTIGUARA, MOVIMENTO INDÍGENA, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID6754_15092018004715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSÉ VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSÉ POTIGUARA" "autor_email" => "GESSEPOTIGUARA@YAHOO.COM." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46815 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3490 "inscrito_id" => 6754 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DA ESCOLA PEDRO POTI PARA A INSERÇÃO DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO INDÍGENA POTIGUARA" "resumo" => "Este artigo traz como estudo as práticas pedagógicas realizadas na Escola Indígena Potiguara Pedro Poti localizado na Aldeia S. Francisco, município de Baía da Traição e sua contribuição para a inserção dos jovens alunos no Movimento Indígena que impulsiona a luta pela reafirmação e permanência da identidade, cultura e direitos indígenas. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturada com ex-alunos da escola e que atuam no Movimento Indígena. O Povo Potiguara habita o território da Mata Atlântica Norte antes mesmo das invasões portuguesas, francesas e holandesas. Distribuídos em 32 aldeias, conta com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes. A Escola Pedro Poti é considerada a pioneira no estado da Paraíba por ser a primeira escola construída na terra indígena com ensino fundamental e médio, no coração que, além de apresentar um currículo universal, oferece disciplinas específicas como a de língua indígena o Tupi Antigo, Etnohistória e Arte e cultura proporcionando ao alunado maior conhecimento e recuperação de sua língua materna, maior compreensão da sua história, revitalização de sua cultura e de sua espiritualidade através da prática do toré, produção de artesanatos e pinturas corporais como também uma melhor compreensão do próprio sujeito indígena e seu pertencimento ao Povo Potiguara possibilitando aos jovens maior resistência no enfrentamento à invasão cultural, participação efetiva no Movimento Indígena e melhores possibilidades para ingressarem na universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, POTIGUARA, MOVIMENTO INDÍGENA, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID6754_15092018004715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSÉ VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSÉ POTIGUARA" "autor_email" => "GESSEPOTIGUARA@YAHOO.COM." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }