PAULO FREIRE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS: UMA PESQUISA REALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ARAPIRACA –
AL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48521 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1754 "inscrito_id" => 8279 "titulo" => """ PAULO FREIRE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E\r\n ADULTOS: UMA PESQUISA REALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ARAPIRACA –\r\n AL """ "resumo" => """ A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que tem como finalidade oferecer o processo de\r\n ensino para as pessoas que não conseguiram concluir ou frequentar as unidades educacionais na idade\r\n apropriada. Nesse sentido, a EJA estimula os jovens e adultos a regressarem as salas de aulas, porém\r\n respeitando as características bases desses educandos, introduzindo os assuntos a partir de suas\r\n realidades, onde de acordo com os ensinamentos de Paulo Freire, as experiências de vidas e o\r\n conhecimento de mundo dos educandos devem ser valorizados, no qual o docente ofereça em sala de\r\n aula um ensino significativo baseado na cultura dos mesmos. Desse modo, a pesquisa realizada\r\n apresenta a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições de Paulo Freire para as práticas\r\n pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos na atualidade? Partindo dessa problemática, este estudo\r\n tem como objetivo analisar a atuação dos professores desta modalidade de ensino no munícipio de\r\n Arapiraca - Alagoas sobre a importância deste estudo. Com a finalidade de acatar o objetivo da\r\n pesquisa, a metodologia que será utilizada é bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e serão\r\n usados para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com 3 professoras dessa modalidade de\r\n ensino pertencente á uma escola da rede pública do munícipio de Arapiraca- AL. Para fundamentação\r\n da pesquisa, tivemos como suporte teórico, dentro outros autores Freire (1967); Freire (2015); Moura\r\n (2014); Silva (2013). Os resultados apontam a importância que a EJA tem para os educandos desta\r\n modalidade, sendo imprescindível o uso de métodos inovadores e significativos a sua realidade,\r\n fundamentados nas ideias de Freire. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PAULO FREIRE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8279_08092018143815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "angelammarque@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48521 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1754 "inscrito_id" => 8279 "titulo" => """ PAULO FREIRE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E\r\n ADULTOS: UMA PESQUISA REALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ARAPIRACA –\r\n AL """ "resumo" => """ A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que tem como finalidade oferecer o processo de\r\n ensino para as pessoas que não conseguiram concluir ou frequentar as unidades educacionais na idade\r\n apropriada. Nesse sentido, a EJA estimula os jovens e adultos a regressarem as salas de aulas, porém\r\n respeitando as características bases desses educandos, introduzindo os assuntos a partir de suas\r\n realidades, onde de acordo com os ensinamentos de Paulo Freire, as experiências de vidas e o\r\n conhecimento de mundo dos educandos devem ser valorizados, no qual o docente ofereça em sala de\r\n aula um ensino significativo baseado na cultura dos mesmos. Desse modo, a pesquisa realizada\r\n apresenta a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições de Paulo Freire para as práticas\r\n pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos na atualidade? Partindo dessa problemática, este estudo\r\n tem como objetivo analisar a atuação dos professores desta modalidade de ensino no munícipio de\r\n Arapiraca - Alagoas sobre a importância deste estudo. Com a finalidade de acatar o objetivo da\r\n pesquisa, a metodologia que será utilizada é bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e serão\r\n usados para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com 3 professoras dessa modalidade de\r\n ensino pertencente á uma escola da rede pública do munícipio de Arapiraca- AL. Para fundamentação\r\n da pesquisa, tivemos como suporte teórico, dentro outros autores Freire (1967); Freire (2015); Moura\r\n (2014); Silva (2013). Os resultados apontam a importância que a EJA tem para os educandos desta\r\n modalidade, sendo imprescindível o uso de métodos inovadores e significativos a sua realidade,\r\n fundamentados nas ideias de Freire. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PAULO FREIRE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8279_08092018143815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "angelammarque@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }