Durante muito tempo o ensinar foi confundido com o simples fato de transmitir conhecimentos, enquanto o aluno como um agente passivo, sem participação atuante no processo de aprendizagem, apenas recebia informações que para ele muitas vezes não tinham nenhum significado porque não partiam do concreto ou daquilo que fazia parte da sua vivência. É nesse contexto que o lúdico ganha sua importância. Este trabalho objetivou verificar a importância das atividades lúdicas como forte aliado no processo ensino aprendizagem, visto que os jogos e brincadeiras são conforme os estudiosos, atividades que ajudam as crianças a crescerem e a exercitarem sua capacidade física, aprendendo a respeito do seu mundo. Respaldada por expressivos referenciais teóricos tais como Piaget (1998); Vygostsky (1995); Kishomoto (1998); Froebel (1912) dentre outros, essa investigação é do tipo qualitativa e de campo. É através do brincar que as crianças fazem suas descobertas, desenvolvem e enriquecem sua personalidade, permitindo assim, que brincar signifique extrair da vida a própria vontade de viver. Cabe ao professor conscientizar-se, renovar suas práticas pedagógicas, conseqüentemente transformar sua sala em um espaço de muita criatividade e principalmente um lugar que propicie a construção do conhecimento de forma prazerosa, onde as crianças sejam participantes ativas desse processo, permitindo a elas um maior aprendizado.