ÁRVORE DE POSSIBILIDADES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46410 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1510 "inscrito_id" => 5642 "titulo" => "ÁRVORE DE POSSIBILIDADES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM." "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma atividade desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV em Rio Tinto, aplicada na Escola Cidadã Integral Senador Ruy Carneiro na cidade de Mamanguape – PB para 15 alunos do 3° ano do Ensino Médio. A matemática na observação do real a nossa volta é necessidade intrínseca de cada indivíduo ao quantificar os aspectos que cercam a sua necessidade no mundo físico. Essa matemática desenvolveu – se ao longo do tempo, em diversas culturas modelando-se a cada região e época, se aperfeiçoou e até hoje é parte fundamental na consolidação do nosso entendimento sobre o mundo real e nossas necessidades. A realização desse tipo de atividade teve como finalidade proporcionar de forma lúdica a aprendizagem de certos conteúdos matemáticos, geralmente, considerado como um conteúdo complicado, por vezes. A Árvore de Possibilidades ou Árvore de Probabilidade é uma maneira de resolver situações problemas envolvendo o conteúdo de análise combinatória, através de desenhos de diagramas mostrando as possíveis maneiras de permutar e combinar determinados eventos. De uma maneira que facilita a visualização esmiuçada da problemática através do desmembramento da “ramificação” da árvore de possibilidade. Com isso, percebemos que tais atividades proporcionam uma melhor aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles juntem a parte teórica, o que foi apreendido em sala de aula, com a parte prática, através da oficina, de uma maneira desafiadora e contextualizada, facilitando assim a compreensão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ÁRVORE DE PROBABILIDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID5642_06092018162943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZIDORIO LIMA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "IZIDÓRIO LIMA " "autor_email" => "izidorio-lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB - CAMPUS IV - RIO TINTO / PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46410 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1510 "inscrito_id" => 5642 "titulo" => "ÁRVORE DE POSSIBILIDADES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM." "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma atividade desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV em Rio Tinto, aplicada na Escola Cidadã Integral Senador Ruy Carneiro na cidade de Mamanguape – PB para 15 alunos do 3° ano do Ensino Médio. A matemática na observação do real a nossa volta é necessidade intrínseca de cada indivíduo ao quantificar os aspectos que cercam a sua necessidade no mundo físico. Essa matemática desenvolveu – se ao longo do tempo, em diversas culturas modelando-se a cada região e época, se aperfeiçoou e até hoje é parte fundamental na consolidação do nosso entendimento sobre o mundo real e nossas necessidades. A realização desse tipo de atividade teve como finalidade proporcionar de forma lúdica a aprendizagem de certos conteúdos matemáticos, geralmente, considerado como um conteúdo complicado, por vezes. A Árvore de Possibilidades ou Árvore de Probabilidade é uma maneira de resolver situações problemas envolvendo o conteúdo de análise combinatória, através de desenhos de diagramas mostrando as possíveis maneiras de permutar e combinar determinados eventos. De uma maneira que facilita a visualização esmiuçada da problemática através do desmembramento da “ramificação” da árvore de possibilidade. Com isso, percebemos que tais atividades proporcionam uma melhor aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles juntem a parte teórica, o que foi apreendido em sala de aula, com a parte prática, através da oficina, de uma maneira desafiadora e contextualizada, facilitando assim a compreensão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ÁRVORE DE PROBABILIDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID5642_06092018162943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZIDORIO LIMA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "IZIDÓRIO LIMA " "autor_email" => "izidorio-lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB - CAMPUS IV - RIO TINTO / PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }