AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46439 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 3599 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS" "resumo" => "Resumo: O estágio supervisionado é uma prática obrigatória nas licenciaturas e sua importância é inegável para a formação do profissional, haja vista a oportunidade que é dada ao educando para conhecer o seu campo de atuação, bem como apresentar-lhe um pouco das situações reais que são vivenciadas naquele ambiente de trabalho. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições que o desenvolvimento de uma proposta pedagógica tem para o desenvolvimento da prática docente no Estágio Supervisionado III do IFRN campos Pau dos Ferros. A proposta foi orientada durante as aulas da disciplina Estágio Supervisionado II e a coleta de dados para realização dessa atividade realizou-se na Escola Municipal José Néri de Oliveira, localizada na cidade de Dr. Severiano- RN, local em que foi aplicada a proposta docente. Como resultados foi observado que o desenvolvimento de trabalhos nessa perspectiva é uma forma de se organizar melhor e obter bons resultados na prática docente, tendo em vista que houve maior tempo para sondar e perceber melhor quais as práticas de ensino melhor se aplicam a turma e como intervir nas dificuldades que foram detectados no decorrer da sondagem para o desenvolvimento da proposta pedagógica. Por fim concluímos que o trabalho trás fortes contribuições para formação docente uma vez que dar a oportunidade e autonomia para que o estagiário possa antecipar os propósitos que ele têm para desenvolver sua prática durante o estágio supervisionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DOCENTE, PROPOSTA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3599_01082018164028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURIANA SILVA" "autor_email" => "lauriana_1989@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46439 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 3599 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS" "resumo" => "Resumo: O estágio supervisionado é uma prática obrigatória nas licenciaturas e sua importância é inegável para a formação do profissional, haja vista a oportunidade que é dada ao educando para conhecer o seu campo de atuação, bem como apresentar-lhe um pouco das situações reais que são vivenciadas naquele ambiente de trabalho. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições que o desenvolvimento de uma proposta pedagógica tem para o desenvolvimento da prática docente no Estágio Supervisionado III do IFRN campos Pau dos Ferros. A proposta foi orientada durante as aulas da disciplina Estágio Supervisionado II e a coleta de dados para realização dessa atividade realizou-se na Escola Municipal José Néri de Oliveira, localizada na cidade de Dr. Severiano- RN, local em que foi aplicada a proposta docente. Como resultados foi observado que o desenvolvimento de trabalhos nessa perspectiva é uma forma de se organizar melhor e obter bons resultados na prática docente, tendo em vista que houve maior tempo para sondar e perceber melhor quais as práticas de ensino melhor se aplicam a turma e como intervir nas dificuldades que foram detectados no decorrer da sondagem para o desenvolvimento da proposta pedagógica. Por fim concluímos que o trabalho trás fortes contribuições para formação docente uma vez que dar a oportunidade e autonomia para que o estagiário possa antecipar os propósitos que ele têm para desenvolver sua prática durante o estágio supervisionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DOCENTE, PROPOSTA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3599_01082018164028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURIANA SILVA" "autor_email" => "lauriana_1989@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }