BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECREIO ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46649 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 6549 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECREIO ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO" "resumo" => "O presente estudo trata de questões inerentes aos brinquedos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando o recreio escolar enquanto um espaço para construção das relações de gênero. Tendo como objetivo principal, analisar a construção das relações de gênero no tempo espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico estruturado pelxs educadorxs, onde a ludissociabilidade é um elemento constitutivo das relações sociais de gênero. Para tanto, usamos como base teórica: Louro (2006) e Meyer (2013) Rios (2018) dentre outrxs autorxs e pesquisadorxs da área. Tendo por abordagem metodológica o diário de campo e a técnica de observação participante, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do Município de Senhor do Bonfim – Bahia. A partir deste estudo percebemos que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Que apesar da brincadeira ser uma prática social, o recreio é um espaço generificado e sexualizado. Constatamos ainda que a intervenção pedagógica dxs professorxs é um grande aliado na construção da relação de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RECREIO ESCOLAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, RELAÇÃO DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID6549_31072018093751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LIMA FILHA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anamariafilha@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46649 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 6549 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECREIO ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO" "resumo" => "O presente estudo trata de questões inerentes aos brinquedos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando o recreio escolar enquanto um espaço para construção das relações de gênero. Tendo como objetivo principal, analisar a construção das relações de gênero no tempo espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico estruturado pelxs educadorxs, onde a ludissociabilidade é um elemento constitutivo das relações sociais de gênero. Para tanto, usamos como base teórica: Louro (2006) e Meyer (2013) Rios (2018) dentre outrxs autorxs e pesquisadorxs da área. Tendo por abordagem metodológica o diário de campo e a técnica de observação participante, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do Município de Senhor do Bonfim – Bahia. A partir deste estudo percebemos que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Que apesar da brincadeira ser uma prática social, o recreio é um espaço generificado e sexualizado. Constatamos ainda que a intervenção pedagógica dxs professorxs é um grande aliado na construção da relação de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RECREIO ESCOLAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, RELAÇÃO DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID6549_31072018093751.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LIMA FILHA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anamariafilha@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }