CIRCUITO GENÉTICO: UMA ALTERNATIVA LÚDICA NO ENSINO DA BIOLOGIA
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O conteúdo de genética sem dúvidas é um dos assuntos em que os alunos mais demonstram dificuldades na biologia. Visando sanar esta barreira, o jogo intitulado “Circuito Genético” auxilia na aprendizagem dos alunos no conteúdo de genética utilizando uma metodologia diferente da qual os alunos estavam acostumados. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos diferenciados que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados. Então cabe ao professor facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno e professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e empoderamento do conhecimento. O Circuito Genético foi desenvolvido na SEMANTIDAL (Semana de Apresentações de Técnicas Didáticas Alternativas) com turmas que estavam cursando a disciplina de genética mendeliana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O lúdico como método facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. 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