COLONIALIDADE DO SABER DOCENTE - REFLEXO SOBRE O SER
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46706 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1860 "inscrito_id" => 4200 "titulo" => "COLONIALIDADE DO SABER DOCENTE - REFLEXO SOBRE O SER" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo tomar por empréstimo, nas Ciências Sociais, a lógica da colonialidade/decolonialidade do poder, do saber e do ser na relação sociedade e profissão docente e discutir de que maneira o Direito dos Humanos tem sido desumanizado na profissão professor, de forma a torná –la excluída. A sustentação teórica em Aníbal Quijano; Boaventura Santos; Walter Mignolo; Enrique Dussel; Marc Augé; Benevides – Pereira; M. Estive; Frantz Fanon; Roberto Cruz; José Moran; Codo; Fernando Costa; Eduardo Reis; Claude Dubar; Norberto Bobbio; Fernanda Gragato; Saúl Jesus; António Nóvoa; Michel Pêcheux; Alarcão e Canha; Benevides – Pereira e Garcia; Assunção e Oliveira discutirá os conflitos do professor, na contemporaneidade, na prática efetiva docente: sobrecarga de atividades, formação deficitária, precárias condições no aparato técnico e tecnológico; exigências extremas, quanto a resultados positivos; abandono da classe representativa e os olhares censuradores dos diversos segmentos sociais. Esse desrespeito pela profissão docente leva a crise de identidade, consequente doenças físicas e emocionais. Método: quali – quanti de pesquisa, embasado no caráter subjetivo, que permite a dialogicidade e a valorização entre os sujeitos. Resultados: É imperativo, o repensar social sobre a importância do papel do professor na formação dos sujeitos. Assim, através de ações mais humanizadoras, participar da reconstrução da imagem desse profissional tão desgastada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "COLONIALIDADE, DECOLONIALIDADE, SABER DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4200_08092018232620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS - ISCE- RAMADA- PORT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46706 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1860 "inscrito_id" => 4200 "titulo" => "COLONIALIDADE DO SABER DOCENTE - REFLEXO SOBRE O SER" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo tomar por empréstimo, nas Ciências Sociais, a lógica da colonialidade/decolonialidade do poder, do saber e do ser na relação sociedade e profissão docente e discutir de que maneira o Direito dos Humanos tem sido desumanizado na profissão professor, de forma a torná –la excluída. A sustentação teórica em Aníbal Quijano; Boaventura Santos; Walter Mignolo; Enrique Dussel; Marc Augé; Benevides – Pereira; M. Estive; Frantz Fanon; Roberto Cruz; José Moran; Codo; Fernando Costa; Eduardo Reis; Claude Dubar; Norberto Bobbio; Fernanda Gragato; Saúl Jesus; António Nóvoa; Michel Pêcheux; Alarcão e Canha; Benevides – Pereira e Garcia; Assunção e Oliveira discutirá os conflitos do professor, na contemporaneidade, na prática efetiva docente: sobrecarga de atividades, formação deficitária, precárias condições no aparato técnico e tecnológico; exigências extremas, quanto a resultados positivos; abandono da classe representativa e os olhares censuradores dos diversos segmentos sociais. Esse desrespeito pela profissão docente leva a crise de identidade, consequente doenças físicas e emocionais. Método: quali – quanti de pesquisa, embasado no caráter subjetivo, que permite a dialogicidade e a valorização entre os sujeitos. Resultados: É imperativo, o repensar social sobre a importância do papel do professor na formação dos sujeitos. Assim, através de ações mais humanizadoras, participar da reconstrução da imagem desse profissional tão desgastada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "COLONIALIDADE, DECOLONIALIDADE, SABER DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4200_08092018232620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS - ISCE- RAMADA- PORT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }