Neste trabalho, apresentaremos uma intervenção realizada com uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, feito através de intervenções realizadas a fim melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um minicurso com os alunos seguido de atividades experimentais, o trabalho teve como principal objetivo inserir os alunos em atividades no laboratório para que eles tivessem melhor entendimento das aulas teóricas. O trabalho foi realizado por alunos e supervisores do Programa de Iniciação á Docência que fazem parte do curso de Licenciatura em Química da UEPB. A presente pesquisa trata-se de um estudo pesquisa ação, que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa. Os resultados apontam que a experimentação se configura com uma estratégia metodológica que contribui para o aluno assimilar os conceitos científicos através dos fenômenos observados numa perspectiva problematizadora e contextualizada. Não podemos relacionar as dificuldades encontradas no aprendizado de Química à ausência de aulas experimentais para, mas podemos dizer que são necessárias para uma melhor observação de alguns conceitos científicos levando em consideração que se trata de uma metodologia diferenciada que quando adotada adequadamente é válida para o ensino aprendizagem