CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46744 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4663 "inscrito_id" => 2344 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho consiste da reflexão construída na disciplina de Avaliação da Aprendizagem do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Ao final da disciplina, construímos um questionário no intuito de identificar as concepções de Avaliação da Aprendizagem a partir da fala de um professor da educação básica. Para tanto, elaboramos um questionário dispondo de cinco questões, o qual foi respondido por um professor do ensino médio que se disponibilizou voluntariamente. Para desenvolver nossas análises laçamos mão dos estudos a partir da perspectiva de Avaliação da Aprendizagem Formativa, a qual tem como objetivo analisar como o aluno aprende e a partir disto buscar trabalhar da melhor maneira possível métodos de ensino que se adequem melhor à realidade na qual os sujeitos presentes no processo de ensino – aprendizagem (professor e aluno) se encontram. A partir das respostas do professor do ensino médio, conseguimos perceber que a concepções de Avaliação da Aprendizagem presente nas suas repostas se aproximavam da perspectiva formativa, uma vez que as práticas avaliativas relatadas não tinham como proposito “resultado final” que o aluno trouxesse, mas buscava-se entender como se dava o processo de aprendizagem dos estudantes ao longo das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICA AVALIATIVA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2344_17092018234424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CRISTOPHER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthurcristopher15@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46744 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4663 "inscrito_id" => 2344 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho consiste da reflexão construída na disciplina de Avaliação da Aprendizagem do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Ao final da disciplina, construímos um questionário no intuito de identificar as concepções de Avaliação da Aprendizagem a partir da fala de um professor da educação básica. Para tanto, elaboramos um questionário dispondo de cinco questões, o qual foi respondido por um professor do ensino médio que se disponibilizou voluntariamente. Para desenvolver nossas análises laçamos mão dos estudos a partir da perspectiva de Avaliação da Aprendizagem Formativa, a qual tem como objetivo analisar como o aluno aprende e a partir disto buscar trabalhar da melhor maneira possível métodos de ensino que se adequem melhor à realidade na qual os sujeitos presentes no processo de ensino – aprendizagem (professor e aluno) se encontram. A partir das respostas do professor do ensino médio, conseguimos perceber que a concepções de Avaliação da Aprendizagem presente nas suas repostas se aproximavam da perspectiva formativa, uma vez que as práticas avaliativas relatadas não tinham como proposito “resultado final” que o aluno trouxesse, mas buscava-se entender como se dava o processo de aprendizagem dos estudantes ao longo das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICA AVALIATIVA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2344_17092018234424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CRISTOPHER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthurcristopher15@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }