CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DO USO
DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46757 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 553 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DO USO\r\n DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ O presenta trabalho trata-se de um estudo de caso, e tem como objetivo investigar quais as\r\n concepções os professores de Química têm acerca do uso de jogos didáticos no processo de ensino e\r\n aprendizagem do aluno, visando os limites e possibilidades da utilização dessa estratégia metodológica\r\n de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, cujo método da coleta dos dados foram através\r\n de entrevista semiestrutura para os professores e também as observações das aulas dos mesmos. Em\r\n consonância aos resultados obtidos, foi observado que, o primeiro professor a ser realizada a pesquisa\r\n não utilizava o jogo didático como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, no\r\n entanto percebia a importância desse recurso didático como uma estratégia metodológica diferenciada,\r\n em relação ao segundo professor de Química, foi observado que, o mesmo segue os princípios\r\n elaborados por grandes estudiosos, por praticar e perceber a importância de utilizar de diferentes\r\n recursos de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em suma, a pesquisa é\r\n de imensa importância por mostrar que, enquanto há instituições que estão preocupadas com o\r\n processo cognitivo dos discentes, há outras que ainda precisam melhorar seus condicionantes enquanto\r\n isso. Logo, é possível mencionar que, o espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação\r\n intelectual do educando, mas também e principalmente, com sua formação enquanto ser humano ético,\r\n participativo, realizado no campo pessoal e profissional. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018131943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "HIGOR" "autor_email" => "higordiego@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46757 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 553 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DO USO\r\n DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ O presenta trabalho trata-se de um estudo de caso, e tem como objetivo investigar quais as\r\n concepções os professores de Química têm acerca do uso de jogos didáticos no processo de ensino e\r\n aprendizagem do aluno, visando os limites e possibilidades da utilização dessa estratégia metodológica\r\n de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, cujo método da coleta dos dados foram através\r\n de entrevista semiestrutura para os professores e também as observações das aulas dos mesmos. Em\r\n consonância aos resultados obtidos, foi observado que, o primeiro professor a ser realizada a pesquisa\r\n não utilizava o jogo didático como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, no\r\n entanto percebia a importância desse recurso didático como uma estratégia metodológica diferenciada,\r\n em relação ao segundo professor de Química, foi observado que, o mesmo segue os princípios\r\n elaborados por grandes estudiosos, por praticar e perceber a importância de utilizar de diferentes\r\n recursos de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante. Em suma, a pesquisa é\r\n de imensa importância por mostrar que, enquanto há instituições que estão preocupadas com o\r\n processo cognitivo dos discentes, há outras que ainda precisam melhorar seus condicionantes enquanto\r\n isso. Logo, é possível mencionar que, o espaço escolar não deve apenas preocupar-se com a formação\r\n intelectual do educando, mas também e principalmente, com sua formação enquanto ser humano ético,\r\n participativo, realizado no campo pessoal e profissional. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018131943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "HIGOR" "autor_email" => "higordiego@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }