CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DE
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO
DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46761 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3145 "inscrito_id" => 10735 "titulo" => """ CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DE\r\n ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO\r\n DE ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ A Educação Ambiental (EA) vem apresentando grande relevância no contexto educacional atual por meio de\r\n políticas educacionais de impacto estimuladas no mundo. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como\r\n objetivo investigar o uso da sequencia didática em atividades investigativas na formação e as práticas em sala\r\n de aula ou fora dela sobre os conceitos em educação e o meio ambiente no processo de ensino e\r\n aprendizagem. A metodologia utilizada partiu de sequências didáticas com aula diagnose sobre os\r\n conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre a temática abordada, com abordagem dos\r\n conhecimentos científicos. Os resultados dessa prática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos\r\n intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados\r\n com a educação e o meio ambiente. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades investigativas\r\n despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo\r\n relações das situações vivenciadas com o tema estudado. Conclui-se que a atividade didática organizada de\r\n acordo com o método investigativo possibilitou aos estudantes manifestarem suas ideias prévias, trabalhando\r\n em grupos, pesquisando, discutindo e refletindo os procedimentos estabelecidos sobre a Educação\r\n Ambiental. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA, TRANSVERSALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID10735_11092018000226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SILVA" "autor_email" => "fabiana.ipojuca@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46761 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3145 "inscrito_id" => 10735 "titulo" => """ CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DE\r\n ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO\r\n DE ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ A Educação Ambiental (EA) vem apresentando grande relevância no contexto educacional atual por meio de\r\n políticas educacionais de impacto estimuladas no mundo. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como\r\n objetivo investigar o uso da sequencia didática em atividades investigativas na formação e as práticas em sala\r\n de aula ou fora dela sobre os conceitos em educação e o meio ambiente no processo de ensino e\r\n aprendizagem. A metodologia utilizada partiu de sequências didáticas com aula diagnose sobre os\r\n conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre a temática abordada, com abordagem dos\r\n conhecimentos científicos. Os resultados dessa prática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos\r\n intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados\r\n com a educação e o meio ambiente. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades investigativas\r\n despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo\r\n relações das situações vivenciadas com o tema estudado. Conclui-se que a atividade didática organizada de\r\n acordo com o método investigativo possibilitou aos estudantes manifestarem suas ideias prévias, trabalhando\r\n em grupos, pesquisando, discutindo e refletindo os procedimentos estabelecidos sobre a Educação\r\n Ambiental. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA, TRANSVERSALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID10735_11092018000226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SILVA" "autor_email" => "fabiana.ipojuca@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }