ALVES, Daniel Figueiras. Conhecimento e educação em platão. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46771>. Acesso em: 22/11/2024 03:54
Para Platão, a educação vincula-se à política e tem por finalidade formar a classe dos governantes do Estado. Esse Estado é composto por indivíduos organizados em três classes sociais: produtores, guardiões e governantes. Para cada uma dessas classes, haverá um tipo de educação específico de acordo com determinados critérios, especialmente a função a ser executada e a capacidade cognitiva dos indivíduos que compõem cada classe. Platão recomenda que sejam realizadas avaliações periódicas visando selecionar os discípulos mais inteligentes – futuros governantes filósofos. A passagem da linha segmentada na República esquematiza os modos do conhecimento humano e remete à própria organização educacional, tal como propõe Platão nesse diálogo. Aos modos ou faculdades do conhecimento, poderíamos relacionar as etapas da educação platônica: uma espécie de percurso educativo que abrange a formação dos educandos desde a infância até a maturidade e sustenta sua epistemologia nesse esquema ontológico e cognitivo proposto pelo filósofo na alegoria da linha segmentada do conhecimento. Este trabalho promove uma reflexão em torno de algumas noções e ideias pedagógicas em Platão e busca contemplar uma discussão acerca de elementos cognitivos e políticos. Lança mão, para isso, da apresentação e interpretação de conteúdos filosóficos, tais como os textos de Platão e alguns comentadores, com vistas a tratar de questões pedagógicas muito caras em nossa época, está claro, dentro de um contexto específico do período clássico.