CONTANDO E BLABLABLANDO: O PROCESSO INICIAL DE LETRAMENTO COMO REBENTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46802 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 4287 "titulo" => "CONTANDO E BLABLABLANDO: O PROCESSO INICIAL DE LETRAMENTO COMO REBENTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA." "resumo" => "A presente pesquisa relata a experiência intervencionista vivenciada por três discentes do curso de Pedagogia mediante o Projeto de Extensão Blablablando, em ambiente escolar da Educação Infantil, por meio da leitura e literatura oralizada para as crianças como premissa do processo de letramento. É dado que nesta etapa da educação não há o requisito alfabetizador, porém é momento de reconhecimento do eu e apresentação do mundo - por intermédio das interações e brincadeiras - onde estão inseridas as linguagens. A metodologia intervencionista se desenvolve por meio de levantamento bibliográfico; encontros com professores orientadores para monitoria e assessoramento das ações; criação de espaço físico para leitura e fundamentação dos educadores no próprio Centro Educacional - Biblioteca Pedagógica; rodas de conversa com quadro pedagógico; intervenções em sala de aula junto ao profissional professor, tendo como recursos os literários - clássicos e autorais - além de material como dedoches, fantoches, máscaras e teatrinhos desenvolvidos a partir de recicláveis; intervenções interturmas; documentos avaliativos e produção de relatórios - parcial e final. O projeto ainda em andamento já apresenta resultados a partir das ações propositivas, como: leitura mais frequente para as crianças; fabricação sustentável por parte dos próprios professores dos para contação; utilização assídua da biblioteca pedagógica. Assim brotando um letramento mais significativo, partido do próximo, livre ao imaginário e vivo no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATUDA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID4287_02092018190409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY MARIA MORAIS DE LIMA FRAZAO" "autor_nome_curto" => "ROSELY" "autor_email" => "roselyfrazao3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46802 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 4287 "titulo" => "CONTANDO E BLABLABLANDO: O PROCESSO INICIAL DE LETRAMENTO COMO REBENTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA." "resumo" => "A presente pesquisa relata a experiência intervencionista vivenciada por três discentes do curso de Pedagogia mediante o Projeto de Extensão Blablablando, em ambiente escolar da Educação Infantil, por meio da leitura e literatura oralizada para as crianças como premissa do processo de letramento. É dado que nesta etapa da educação não há o requisito alfabetizador, porém é momento de reconhecimento do eu e apresentação do mundo - por intermédio das interações e brincadeiras - onde estão inseridas as linguagens. A metodologia intervencionista se desenvolve por meio de levantamento bibliográfico; encontros com professores orientadores para monitoria e assessoramento das ações; criação de espaço físico para leitura e fundamentação dos educadores no próprio Centro Educacional - Biblioteca Pedagógica; rodas de conversa com quadro pedagógico; intervenções em sala de aula junto ao profissional professor, tendo como recursos os literários - clássicos e autorais - além de material como dedoches, fantoches, máscaras e teatrinhos desenvolvidos a partir de recicláveis; intervenções interturmas; documentos avaliativos e produção de relatórios - parcial e final. O projeto ainda em andamento já apresenta resultados a partir das ações propositivas, como: leitura mais frequente para as crianças; fabricação sustentável por parte dos próprios professores dos para contação; utilização assídua da biblioteca pedagógica. Assim brotando um letramento mais significativo, partido do próximo, livre ao imaginário e vivo no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATUDA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID4287_02092018190409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY MARIA MORAIS DE LIMA FRAZAO" "autor_nome_curto" => "ROSELY" "autor_email" => "roselyfrazao3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }