CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÉTRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 5632 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÉTRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir algumas questões relacionadas à tecnologia na educação perante o processo de Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana, está fundamentado no uso do computador, em particular do software educacional Cabri-Géomètre, no ensino da matemática, de maneira a torná-la mais didática e compreensível a todos. A utilização de recursos como computadores, tablets e softwares educacionais nas aulas de matemática dos dias atuais se tornou relevante para trabalhar os conceitos matemáticos de forma mais instigante e dinâmica no processo de aprendizagem dos educandos. Nesse sentido vê-se a necessidade do processo de formação docente em acompanhar as transformações sociais e tecnológicas do nosso tempo, para que dessa forma, a teoria e prática no ensino da matemática se torne mais facilitadora, estimulando a reflexão e o raciocínio lógico dos estudantes. Neste trabalho, são apresentados alguns exemplos encontrados em Leme da Silva, atividades desenvolvidas no Cabri-Géomètre, procurando explorar os diferentes tipos de ferramentas para a resolução de um problema proposto, consequentemente, contribuindo na formação de professores para o ensino da geometria plana e, na instrução de alunos da educação básica, contribuindo assim para um melhor aperfeiçoamento de ambos. Enfatizando a construção de formas geométricas, interiorizando os conceitos teóricos de perímetro, área, bissetriz, ângulos, segmentos, entre outros. A execução de resolução de problemas em um software de geometria dinâmica, torna-se uma ferramenta didático-pedagógico que propicia o interesse do educando e, consequentemente, proporciona meios que torna mais facilitador o processo de Ensino-Aprendizagem dos educandos diante das perspectivas almejadas pelo docente perante os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "CABRI-GÉOMÈTRE, SOFTWARE EDUCACIONAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5632_10092018181127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UELISON MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "UELISON" "autor_email" => "uelisonmenezes@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 5632 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÉTRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir algumas questões relacionadas à tecnologia na educação perante o processo de Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana, está fundamentado no uso do computador, em particular do software educacional Cabri-Géomètre, no ensino da matemática, de maneira a torná-la mais didática e compreensível a todos. A utilização de recursos como computadores, tablets e softwares educacionais nas aulas de matemática dos dias atuais se tornou relevante para trabalhar os conceitos matemáticos de forma mais instigante e dinâmica no processo de aprendizagem dos educandos. Nesse sentido vê-se a necessidade do processo de formação docente em acompanhar as transformações sociais e tecnológicas do nosso tempo, para que dessa forma, a teoria e prática no ensino da matemática se torne mais facilitadora, estimulando a reflexão e o raciocínio lógico dos estudantes. Neste trabalho, são apresentados alguns exemplos encontrados em Leme da Silva, atividades desenvolvidas no Cabri-Géomètre, procurando explorar os diferentes tipos de ferramentas para a resolução de um problema proposto, consequentemente, contribuindo na formação de professores para o ensino da geometria plana e, na instrução de alunos da educação básica, contribuindo assim para um melhor aperfeiçoamento de ambos. Enfatizando a construção de formas geométricas, interiorizando os conceitos teóricos de perímetro, área, bissetriz, ângulos, segmentos, entre outros. A execução de resolução de problemas em um software de geometria dinâmica, torna-se uma ferramenta didático-pedagógico que propicia o interesse do educando e, consequentemente, proporciona meios que torna mais facilitador o processo de Ensino-Aprendizagem dos educandos diante das perspectivas almejadas pelo docente perante os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "CABRI-GÉOMÈTRE, SOFTWARE EDUCACIONAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5632_10092018181127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UELISON MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "UELISON" "autor_email" => "uelisonmenezes@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }